Sábado, Maio 18, 2024
13.2 C
Lisboa
More

    Zaire: Ministra da Cultura inteira-se do processo de escavações arqueológicas em Mbanza Congo

    (Angop)
    (Angop)

    Mbanza Congo- A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, trabalhou hoje, sexta-feira, em Mbanza Congo, capital da província do Zaire, onde se inteirou dos trabalhos da segunda fase de escavações arqueológicas em curso na região, no quadro dos esforços do executivo angolano para inscrever esta cidade na lista do património mundial da humanidade.

    Acompanhada pelo governador do Zaire, José Jones André, a ministra visitou os locais onde estão a decorrer desde o dia 21 do mês em curso os trabalhos de escavações arqueológicas, designadamente Tadi dia Bukikua (antigo palácio real), Mpindi a Tadi (local onde se defumava os corpos) e o cemitério do bairro Álvaro Buta.

    Rosa Cruz e Silva disse, em declarações à imprensa, que o projecto da inscrição da cidade de Mbanza Congo a património mundial da humanidade encontra-se numa fase crucial.

    “O projecto Mbanza Congo, cidade a desenterrar para preservar” encontra-se, neste momento, numa fase crucial. Tudo está a ser feito pelos peritos angolanos e expatriados para a descoberta de mais vestígios da antiga cidade que garantirão a sua fundamentação pela Unesco”, argumentou.

    De acordo com a ministra, o manancial cultural da antiga cidade de Mbanza Congo não se circunscreve apenas na antiga Sé Catedral (Kulumbimbi), mas há outras evidências históricas que devem ser descobertas para a elevação da histórica da cidade a património mundial.

    “Temos ainda o antigo palácio, os túmulos funerários e o sítio onde se fumigava os corpos dos antigos reis”, descreveu a ministra, acrescentando que a equipa dos arqueólogos em serviço está também a intervir nesses locais.

    Precisou que a par das escavações arqueológicas, uma equipa do pelouro e parceiros fez recentemente a recolha da documentação escrita do antigo reino do Kongo em arquivo no estrangeiro, nomeadamente Portugal e Vaticano (Itália).

    Assegurou que os resultados obtidos animam todos quanto estão envolvidos no processo.

    Os trabalhos de escavações arqueológicas estão a ser executados por 17 peritos, entre os quais 12 angolanos e cinco expatriados de Portugal e Camarões.

    A primeira fase de escavações arqueológicas aconteceu em Outubro do ano transacto.

    A ministra regressa sábado a capital do país, Luanda. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema