Domingo, Junho 16, 2024
18 C
Lisboa
More

    You Tube descobriu a careca de Hélder Martins

    Qual a razão que levou a FIFA a retirar as insígnias de árbitro internacional a Hélder Martins e, consequentemente afastá-lo do seu quadro de árbitros?

    A notícia surgiu seca no lavar dos cestos do Ano Velho e causou espantação: aqui del rei que nos injustiçaram o nosso príncipe do apito, clamaram os mais ingénuos, ou pouco avisados, ao cavalgar desgovernado da arbitragem do futebol no nosso país quando, afinal a purga é justificada por um dos maiores atropelos à arbitragem africana, ocorrido em 2011, no jogo Camarões- Senegal (0-0), das eliminatórias de apuramento para o CAN 2012, disputado no dia 4 de Junho de 2011, perante um estádio a abarrotar de gente.

    E quem foi o árbitro deste decisivo encontro, que sinalizou o apuramento do Senegal, que havia vencido o seu rival, na 1.ª mão, por 1-0? Hélder Martins (de Carvalho), que foi assessorado por Pedro Canombo e Miguel Luvumbo, tendo como 4.º árbitro outro «compagon de rout», o buliçoso e muito interventivo Pedro Santos.

    Sobre os «roubos de igreja» ocorridos a céu aberto os senegaleses barafustaram quanto bonde. O filme das irregularidades, com cerca de três minutos, está no You Tube e foi lá colocado pela RTS1 (televisão do Senegal) e pode ser visto digitando «arbitrage match senegal-cameroun». Está lá tudo! Desde um «penalty» surreal, em cima do último minuto da partida, que devia empurrar os Camarões para a vitória, o qual, desta vez, Eto’o teve a coragem de assumir, falhando a pontaria (a bola bateu na trave), tal qual o seu ex-colega e capitão, em jogo de apuramento para o «Mundial» 2006, onde o craque fugiu às suas responsabilidades, até às expulsões de dois jogadores do Senegal e do próprio treinador, para terminar num livre chegadinho à área, bem ao jeito de Eto’o, assinalado em cima dos 95 minutos de jogo!

    Vale a pena ver, e prestar atenção ao que diz o jornalista que comenta as imagens.

    O escândalo foi tão grande que no final se viam cartazes improvisados a zurzir na arbitragem.
    Um adepto senegalês escarrapachou em letras gordas: «c’et arbitre une honte pour l’Afrique», que é o mesmo que dizer «este árbitro é uma vergonha para África».
    Mas, depois desta escandalosa actuação, no mês seguinte, Hélder Martins ainda esteve no México, no «Mundial» de Sub-17, onde dirigiu o Jamaica-França e o Uzbequistão-Nova Zelândia.
    Só que o escândalo não adormeceu por força do veemente protesto apresentado à CAF pelos responsáveis pelo futebol do Senegal, aos quais se juntou o próprio presidente da República daquele país que acusou Hélder Martins de «parcialidade».

    Perante tamanhas evidências a CAF, reunida a sua Comissão Disciplinar, reconheceu razão aos protestos dos senegaleses e transmitiu o seu veredicto à FIFA, depois do responsável pelo sector da arbitragem deste organismo também ter visionado as imagens.

    Será lícito falar-se em corrupção? As imagens de um jogo podem servir para exclusão, como é o caso, mas nunca de libelo formal de acusação, pois, por um lado, FIFA continua a recusar o vídeo como prova correctiva das arbitragens, por outro, é muito difícil apanhar o corrupto e o corruptor com a boca na botija.

    Ao contrário do que tem sido veiculado a FIFA não tem de prestar contas a ninguém por uma decisão desta natureza e muito menos justificá-la, ao abrigo dos lugares que cabem a cada
    Federação no quadro de arbitragem internacional. Poucos são conhecedores, aliás, do facto de Hélder Martins (de Carvalho) ter sido suspenso, há perto de um ano, pela CAF, devido a rumores de que não teria sido neutral no jogo Nigéria-Benin (1-0, «penalty», Aiyegbeni, 42 m) disputado a 16 de Janeiro, em Benguela (Grupo C) do CAN 2010.

    Agora foi sancionado por rumores, mas, também, por imensos protestos e imagens que comprovam um péssimo serviço prestado ao futebol e à verdade desportiva.
    Pelos rumores que por aí andam Hélder Martins vai continuar a apitar no Girabola como se nada de grave tivesse acontecido, pois, a culpa é da FIFA…

    Fponte: Novo Jornal

    Publicidade

    spot_img

    1 COMENTÁRIO

    1. este jornalista deve ter feito a publicação da sua vida, com palavras muito bonitinhas e figuradas. muito bem parabéns..
      mas explica-me então depois deste seu texto pejorativo, malicioso a desfavor de um compatriota, repugnante a meu ver, porke mesmo ke até fosses um jornalista mandatado para tal efeito e sem provas pegando-se nas provas do senegal, explica-me or favor porquê o arbitro afinal continua a ser FIFA, continua com as insignias da FIFA??? ora isso de expurgado era o que você queria mas ainda não foi desta, mas um dia será provavelmente no inverso… TC

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O que mulheres da Antiguidade pensavam sobre sexo: ‘Deveriam se livrar da vergonha junto com as roupas’

    O poeta grego Semônides de Amorgos dizia, no século 7 a.C., que existem 10 principais tipos de mulheres. Para ele,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema