Sábado, Maio 25, 2024
15.1 C
Lisboa
More

    Vodafone admite que há clientes que são espiados

    (Foto: Rupak De Chowdhuri/Reuters)
    (Foto: Rupak De Chowdhuri/Reuters)

    A empresa de telecomunicações Vodafone admitiu, esta sexta-feira, que pelo menos os governos de seis dos 29 países onde opera têm acesso direto aos dados armazenados nas suas redes, pelo que podem saber em permanência o conteúdo das comunicações e a localização dos seus clientes. O nome desses países não foi divulgado por razões legais.

    Num relatório divulgado esta sexta-feira em primeira mão pelo jornal britânico “The Guardian”, a empresa explica que valoriza a privacidade dos seus clientes, mas que é obrigada a cumprir as leis “aprovadas para defenderem a segurança nacional e a segurança pública”. Caso contrário, pode perder a licença para operar nesses países.

    Na maioria dos casos, explica a empresa britânica, é necessário um mandado judicial para intercetar comunicações.Este é o caso de Portugal, onde, durante o ano de 2013, foram feitos 28145 pedidos de acesso a informação de clientes da Vodafone por parte do governo ou de agências governamentais.

    Mas noutros, foram feitas ligações aos seus cabos e aos das outras empresas de telecomunicações para que as agências governamentais tenham acesso às comunicações dos seus clientes.

    À BBC, o diretor da organização de defesa dos direitos humanos Libert, Shami Chakrabarti, disse: “Os governos terem acesso aos telefonemas com um simples premir de botão é simplesmente inédito e aterrador”.

    O documento conhece a luz do dia precisamente um ano depois do antigo espião americano Edward Snowden ter revelado que as agências secretas dos Estados Unidos e do Reino Unido vigiam milhões de pessoas em todo o Mundo.  (jn.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A Europa consegue assegurar seus próprios minerais críticos?

    Com entrada em vigor de nova lei, União Europeia tenta diminuir sua dependência em relação à China em materiais...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema