Quinta-feira, Maio 2, 2024
16.6 C
Lisboa
More

    Visita de Georges Chikoti visa rever cooperação

    O chefe da diplomacia angolana, Georges Chikoti, afirmou terça-feira, em Paris (França), que a sua visita a este país vai permitir rever as relações bilaterais que são de longa data.

    “Existe um grande volume de cooperação em várias áreas entre Angola e a França”, realçou Georges Chikoti, em declarações à Angop e a Rádio Nacional de Angola, informando que a sua visita decorre de um convite do seu homologo Alain Juppé, que já vem de longa data.

    “Antes do ministro Alain Juppé manifestar a intenção de visitar Angola o ano passado e também não conseguimos nos encontrar durante a Assembleia-Geral das Nações Unidas, ele reiterou o convite durante este ano e eu vim para atender”, assinalou.

    Segundo afirmou, nos últimos tempos tem havido muito boas relações no ramo político, que permitirão grandes avanços.

    “Mesmo assim eu gostaria de dizer que esta visita, que é uma primeira oficial de um ministro das Relações Exteriores de Angola a convite do seu homólogo aqui em França, vai permitir que nós lancemos as bases de um novo diálogo político entre os nossos dois países”.

    “Acho que há interesse de fazermos um pouco mais e este elo político pode permitir abrir e consolidar portas entre os cidadãos dos dois países, particularmente”, realçou o governante angolano.

    Referiu ainda que a sua visita, a terminar sábado, vai permitir que este interesse seja em várias áreas da cooperação, que empresários dos dois lados possam encontrar espaços e terrenos para poderem trabalhar.

    “Mas sobretudo é também uma forma de fazer com que os dois países marquem um novo início no seu relacionamento político”, afirmou, referindo que este relacionamento seja baseado no respeito mútuo e relação profunda, em que cada um possa esperar do outro uma cooperação dos temas que hoje afligem o mundo seja em termos de segurança e paz internacional, nas nossas áreas onde estamos, ou em termos globais no mundo.

    Depois de realçar a importância da França enquanto país membro do Conselho de Segurança, destacou o facto de Angola ser um país em crescimento “que tem desafios na sua estabilidade política e económica, mas que também joga um papel importante na região onde está inserida”.

    “Todos esses aspectos constituem elementos suficientes para que os dois países possam encontrar terreno para poderem continuar a construir um futuro melhor”, realçou.

    Por outro lado, manifestou consternação pelo assassinato de cidadãos franceses e outros a dois dias.

    O ministro Georges Chikoti iniciou a sua visita oficial na terça-feira e termina sábado, sendo que a sua missão integra os directores para Europa, África e Assuntos Jurídicos do MIREX, respectivamente,Teodolinda Coelho, Joaquim de Espirito Santo, e Mário Constantino.

    Complementam-na o embaixador de Angola em França, Miguel Costa, o representante permanente de Angola junto da UNESCO, Sita José, o Cônsul-Geral em Paris, Manuel António, entre outros diplomatas.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Para a História: O ceticismo de Fidel Castro e Nikita Krushchev sobre a revolução em África

    Os antigos dirigentes de Cuba e da extinta União Soviética, Fidel Castro e Nikita Krsushchev tinham uma opinião muito...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema