Sábado, Maio 11, 2024
16.8 C
Lisboa
More

    União dos Artistas e Compositores quer instituir a Carteira Profissional

    Membros da direcção da instituição artística homenagearam André Mingas pelo seu contributo na afirmação da música urbana

    O presidente da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC), Arnaldo Calado, disse na quinta-feira, em Luanda, que as metas da instituição para os próximos anos passam pela criação da Carteira Profissional e a construção de uma nova sede.
    Falando durante a cerimónia de tomada de posse dos membros do Conselho da Carteira Profissional de Artista, adiantou que a introdução deste título vai ajudar a defender os interesses da classe.
    Arnaldo Calado considera que o próximo ano é o da “conversação”, e pediu aos artistas que se aproximem mais e dialoguem com a UNAC. “A tarefa de definir os passos a seguir até à obtenção da Carteira está agora sob a responsabilidade dos membros dos conselhos empossados”, referiu, acrescentando que os artistas nacionais mais antigos vão merecer “um tratamento especial” na obtenção do título profissional.
    O vice-ministro da Cultura, Cornélio Calei, pediu, durante a cerimónia, o empenho de todos, pelo facto do país se encontrar actualmente no desafio da economia de mercado e precisar, também, do conhecimento dos artistas, para acentuar a sua identidade. De acordo com os regulamentos, a Carteira Profissional de Artista visa, essencialmente, defender os postos de trabalho e melhorar a organização das actividades artísticas no país, tornando obrigatório o cumprimento de um código de ética e deontologia profissional, com responsabilidades civis e criminais para os incumpridores.
    Outra das prioridades da UNAC é o resgate da dignidade e o respeito pela profissão de artista no país.
    O Conselho da Carteira Profissional de Artista foi eleito em Assembleia-Geral Extraordinária da UNAC, realizada em Julho, e tem como presidente Isabel Ferreira.
    Integram ainda o órgão, que tem como secretários permanentes, Belmiro Carlos, Salú Guimarães, José Pedrinho (Pedrito), Voto Gonçalves, Alevino Neto, Orlando Domingos, Paulo Figueira, Nelson Augusto e Carlitos Vieira Dias.


    Homenagem

    O cantor e compositor André Mingas foi homenageado na quinta-feira a título póstumo com um certificado de mérito, pelo contributo e legado deixado para o desenvolvimento e afirmação da música urbana angolana.
    A distinção foi entregue a Rui Mingas, irmão do músico.
    Foram ainda contemplados com diplomas de mérito, a directora do grupo Oásis, Vitória Soares, e os músicos Romão Ferreira e Prado Paím, que prometeram continuar a trabalhar para o desenvolvimento da cultura angolana.

    Manuel Albano

    Fonte: Jornal de Angola

    Fotografia: Domingos Cadência

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ativistas climáticos pressionam Biden para interromper as exportações de petróleo do novo terminal petrolífero

    Os ativistas climáticos que pressionaram com sucesso o Presidente Joe Biden a suspender as novas exportações de gás natural...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema