Domingo, Maio 12, 2024
15.6 C
Lisboa
More

    Um militar ucraniano morto na Crimeia

    "Hoje, as tropas russas começaram a disparar sobre os nossos soldados. É um crime de guerra", diz primeiro-ministro da Ucrânia (foto SERGIY GUMENYUK/AFP)
    “Hoje, as tropas russas começaram a disparar sobre os nossos soldados. É um crime de guerra”, diz primeiro-ministro da Ucrânia (foto SERGIY GUMENYUK/AFP)

    Um soldado ucraniano morreu esta terça-feira e outro ficou ferido durante um ataque de homens armados a uma base ucraniana na Crimeia, anunciou o Ministério da Defesa da Ucrânia.

    Segundo um porta-voz do Ministério da Defesa ucraniano na Crimeia, Vladislav Selezniov, o incidente ocorreu em Simferopol, capital da península.

    Vladislav Selezniov confirmou que o oficial morreu na sequência de ferimentos de bala no pescoço e num ombro.

    “Todos os militares da base foram detidos e foram-lhes confiscadas as identificações e o dinheiro. Retiraram-nos da base, puseram-nos em fila e desarmaram-nos”, disse o porta-voz.

    O porta-voz não especificou se o ataque foi lançado por forças russas ou por forças pró-russas.

    “Crime de guerra”

    Ainda que não haja confirmação sobre quem terá atacado a base da Crimeia, a Reuters cita fonte militar ucraniana que garante que foi levado a cabo por “forças totalmente equipadas e com as caras tapadas”.

    O primeiro-ministro interino da Ucrânia, Arseni Iatseniuk, afirmou que o conflito na península da Crimeia entrou numa fase militar, atribuindo os disparos às forças russas, que terão agido contra soldados ucranianos.

    “O conflito passou da fase política para uma fase militar”, disse o primeiro-ministro, citado pela agência France Presse.

    “Hoje, as tropas russas começaram a disparar sobre os nossos soldados. É um crime de guerra”, acrescentou.

    Iatseniuk pediu a convocação de uma reunião dos ministros da Defesa da Ucrânia, Rússia, Estados Unidos e Reino Unido, garantes da integridade territorial da Ucrânia enquanto signatários do tratado de 1994, “para evitar uma escalada”.

    A presidência russa anunciou hoje que considera a Crimeia parte da Federação Russa, após a assinatura, em Moscovo, de um tratado bilateral para a integração daquela república autónoma na Rússia. (jn.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ativistas climáticos pressionam Biden para interromper as exportações de petróleo do novo terminal petrolífero

    Os ativistas climáticos que pressionaram com sucesso o Presidente Joe Biden a suspender as novas exportações de gás natural...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema