Quarta-feira, Maio 1, 2024
15.4 C
Lisboa
More

    Última Hora: EUA vão se retirar da OMS em Julho de 2021, diz Departamento de Estado

    Departamento de Estado dos EUA informa que o país deve se retirar da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Julho de 2021.

    Nesta quinta-feira (3), o Departamento e Estado dos EUA, órgão equivalente ao Itamaraty brasileiro, informou que os EUA vão se retirar da OMS em Julho de 2021.

    “Quando o presidente [dos EUA Donald] Trump declarou que os EUA se retirariam dessa organização, ele deixou claro que nós vamos buscar parceiros mais transparentes e confiáveis”, informou em declaração o representante do Departamento de Estado Morgan Ortagus.

    “A saída entrará em vigor no dia 6 de Julho de 2021”, informou.
    “Desde o anúncio do presidente, as autoridades dos EUA estão trabalhando para encontrar parceiros que estejam prontos para assumir as funções anteriormente desempenhadas pela OMS”, concluiu Ortagus.

    Presidente norte-americano Donald Trump durante mesa redonda na cidade de Kenosha, Wisconsin, EUA, 1º de Setembro de 2020.
    (© REUTERS / LEAH MILLS)

    A saída terá impacto na manutenção das actividades da organização, uma vez que os EUA são o principal contribuinte da OMS, financiando cerca de 15% de seu orçamento, informou a AFP.

    Com um orçamento anual de 2,8 biliões de dólares por ano, a OMS funciona com recursos equivalentes a “um hospital de porte médio em um país desenvolvido”, afirmou recentemente o director-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

    Nesta quarta-feira (2), a administração Trump havia adiantado que tomaria as medidas necessárias para retirar os EUA da OMS, informando que o processo poderia levar até um ano para ser concluído.

    O candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden, por sua vez, afirmou reiteradas vezes que, caso seja eleito, irá reverter a decisão de Trump.

    A administração Trump tomou a decisão de se retirar da OMS após acusar a organização de encobrir a real proporção da pandemia do novo coronavírus em função de sua alegada dependência da República Popular da China.

    Publicidade

    spot_img
    FonteSputnik

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Embaixador realça importância do Terminal de Águas Profundas

    O embaixador da China em Angola, Zhang Bin, sublinhou as vantagens que o Terminal de Águas Profundas do Caio,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema