Domingo, Maio 26, 2024
21.7 C
Lisboa
More

    Triibunal brasileiro condena ex-presidente do Sporting, Sousa Cintra

    Tribunal arbitral brasileiro condenou ex-presidente do Sporting a pagar 20,4 milhões de euros de indemnização à empresa Petropolis. Bens foram arrestados por ordem de um tribunal português.

    Cintra, que inclui obras de arte de Vieira da Silva e José Cutileiro, foi arrestado por ordem dos tribunais cíveis de Lisboa. Em causa, está uma decisão do Tribunal Arbitral da Câmara de Comércio Brasil Canadá que obriga o ex-presidente do Sporting a pagar 25 milhões de dólares de indemnização (cerca de 20,4 milhões euros) à empresa brasileira Petrópolis.

    De acordo com uma fonte judicial, os bens continuam na vivenda do Restelo onde Sousa Cintra mora e ficaram à guarda de um fiel depositário nomeado pelo tribunal.

    Sousa Cintra foi condenado em 2008 por não ter cumprido um contrato que previa a venda de uma fábrica de cerveja à Petrópolis. Foi o próprio empresário que pôs a ação no tribunal arbitral, por considerar que foi a Petrópolis a impedir o negócio. O tribunal arbitral decidiu o contrário.

    O antigo presidente do Sporting, que é representado por Rogério Alves neste processo, recorreu da decisão no Brasil e conseguiu que um tribunal português suspendesse a execução da sentença.

    Bens passaram para a fundação

    Há um ano o empresário criou a fundação Sousa Cintra, que passou a ser proprietária de todos os bens do antigo presidente do Sporting, incluindo a casa e o recheio. Este facto foi usado como argumento pela Petrópolis para conseguir o arresto dos bens, uma vez que considera que Sousa Cintra estava a tentar dispersar os bens para não ter de pagar a indemnização.

    “O que posso dizer é que temos toda a expectativa, sustentada na melhor doutrina do Direito português, em conseguir anular esta decisão grotesca do tribunal arbitral brasileiro, que não tem qualquer correspondência com o Direito português”, defende Rogério Alves.

    Contactado pelo Expresso, Sousa Cintra não quis fazer quaisquer comentários.

    FONTE: Expresso

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Anora de Sean Baker vence Palma de Ouro em Cannes. Miguel Gomes recebe Melhor Realização com Grand Tour

    O realizador norte-americano recebeu o prémio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Cannes pelo qual "trabalhou toda...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema