Sexta-feira, Maio 17, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Toyota vai produzir novo modelo em Ovar a partir do segundo semestre

    Novo modelo Toyota LC70 (Foto: D.R.)
    Novo modelo Toyota LC70
    (Foto: D.R.)

    As perspectivas do grupo automóvel para 2015 são animadoras, tendo em conta a melhoria dos indicadores do ano passado. O grupo japonês reforça o compromisso com Portugal com a produção de um novo modelo em Ovar.

    A novidade é dada pelo presidente da Toyota Caetano Portugal, José Ramos, no Relatório e Contas de 2014 disponibilizado esta quinta-feira, 9 de Abril, no “site” da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

    A partir do segundo semestre deste ano, a unidade fabril da Toyota em Ovar passar a produzir mais um modelo, o LC70, destinado à exportação. A medida vem pôr fim a um período de alguma instabilidade naquela fábrica, que perdeu 11 trabalhadores entre 2013 e 2014.

    “Ultrapassados que foram as incertezas existentes sobre a continuidade da unidade fabril de Ovar, após o acordo com a TMC [Toyota Motor Corporation, a casa-mãe] para a montagem de unidades LC70 com destino à exportação, será lógico pensarmos que o futuro se apresenta agora bem mais desanuviado”, pode ler-se no mesmo documento. O volume de montagem será capaz de “absorver a integralidade dos gastos fabris e consequentemente a obtenção do equilíbrio económico nesta unidade”.

    Também as perspectivas para as vendas para este ano são animadoras, depois de 2014 as marcas do grupo terem registado um crescimento de 44%, para um total de 8.449 viaturas transaccionadas em Portugal. O desempenho dos modelos Yaris e Auris, os mais populares, foram fundamentais para o resultado. Uma das metras para 2015 passa por reforçar as vendas junto do sector empresarial.

    Já os mercados internacionais dão motivo a alguns receios, com os cenários de “incerteza” que se vivem na Ucrânia, Grécia e Angola, “um mercado muito importante para Portugal” no que respeita a exportações automóveis.

    O grupo automóvel fechou o ano de 2014 com um volume de negócios de 272 milhões de euros, assinalando um crescimento na ordem de 22% em termos homólogos. Também o EBITDA [resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações] cresceu dos 2,9 milhões para os 18,3 milhões de euros.

    Os resultados antes de impostos da Toyota Caetano Portugal fixaram-se nos 4,9 milhões de euros em 2014. No ano anterior, o indicador não foi além dos 459 mil euros.

    A reunião geral de accionistas está marcada para o próximo dia 30 de Abril. (jornaldenegocios.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema