Quinta-feira, Maio 16, 2024
18.9 C
Lisboa
More

    TAAG passa sob gestão da EMIRATES

    O Ministério dos Transportes da República de Angola e a EMIRATES assinaram hoje, terça-feira, no Dubai, um acordo de parceria estratégica para o desenvolvimento da TAAG – Linhas Aéreas de Angola.

    Avião da Taag e da Emirates (Foto: Arte de Tarcísio Vilela)
    Avião da Taag e da Emirates (Foto: Arte de Tarcísio Vilela)

    Segundo um comunicado oficial, chegado à Angop, o acordo dá corpo a um Contrato de Gestão da TAAG pela EMIRATES, através do qual a gestão de topo da TAAG passará a ser principalmente da responsabilidade de uma equipa de executivos da EMIRATES.

    O Contrato prevê um novo Modelo de Governação para a TAAG que passará a ser administrada por um Conselho de Administração composto por nove membros, assim distribuídos:

    Cinco membros indicados pelo Governo angolano, nomeadamente o Vice-Presidente do Conselho de Administração e quatro administradores não executivos e quatro administradores executivos indicados pela EMIRATES, sendo um o Presidente do Conselho de Administração.

    O comunicado refere ainda que a gestão corrente da TAAG será assegurada por uma Comissão Executiva, composta pelos administradores executivos indicados pela EMIRATES, nomeadamente, o Presidente da Comissão Executiva , os administradores com os pelouros Comercial, Operacional, Financeiro e Administrativo.

    A esses junta-se o Vice-Presidente do Conselho de Administração, indicado pela parte angolana.

    Nos termos do acordo, o objectivo é dotar a TAAG de uma gestão profissional de nível internacional, libertando-a de problemas de eficácia e eficiência que vêm persistindo há longos anos, aumentar a oferta de destinos para os passageiros angolanos, melhorar o serviço que presta a estes e elevar os padrões de operacionalidade e segurança.

    Constam igualmente dos propósitos, a transferência de conhecimentos e boas práticas da EMIRATES para a TAGG, contribuindo para a formação e potenciação dos gestores e técnicos da companhia aérea angolana, sanear financeiramente a companhia angolana, aplicar maior rigor em todos os processos de controlo, bem como reduzir os custos de operação, através de economias de escala que resultem da aquisição de produtos e serviços na rede do Grupo EMIRATES.

    O comunicado de imprensa esclarece que todos os objectivos serão alcançados sem prejuízos indevidos para os actuais trabalhadores da TAAG, pretendendo-se, antes pelo contrário, a elevação do seu nível profissional e das suas condições de trabalho.

    Para a assinatura deste Contrato de Gestão, deslocou-se ao Dubai, no dia 28 de Setembro, uma delegação de alto nível do Ministério dos Transportes, encabeçada pelo seu titular, Augusto da Silva Tomás.

    A delegação integrou ainda o secretário de Estado para Aviação Civil, Mário Domingues, o director geral do Instituto Nacional da Aviação Civil (INAVIC), Carlos David, e os presidentes dos Conselhos de Administração da TAAG e ENANA, Teixeira da Cunha e Manuel Ceita, respectivamente.

    Através deste acordo a EMIRATES vem ajudar na construção e desenvolvimento de uma nova TAAG, que se pretende que seja uma forte companhia de aviação de nível nacional e internacional.

    O Ministério dos Transportes esclarece, no comunicado, que a TAAG continuará a ser uma empresa angolana, utilizada e operada fundamentalmente por angolanos.

    A EMIRATES é um dos líderes mundiais da aviação comercial, estando sediada nos Emiratos Árabes Unidos. Por seu turno, a TAAG é a companhia aérea de bandeira da República de Angola. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema