Quinta-feira, Maio 16, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Situação no Sumbe é “lastimável e vergonhosa” – CASA CE

    Aspecto da cidade do Sumbe (AP)
    Aspecto da cidade do Sumbe (AP)

    O governador do Kwanza Sul admitiu que o não tem meios para  resolver os profundos e crescentes problemas da cidade do Sumbe, disse o representante local da CASA CE Francisco Sobral.

    Sobral disse que a o Sumbe “perdeu o estatuto de capital” e é hoje a cidade “mais esburacada de Angola”.

    Com efeito as ruas da cidade estão transformadas em lagoas e vezes sem conta lamacentas, há passeios degradados, zonas de laser inexistentes, várias infra-estruturas fechadas e cercadas de águas residuais e lama à mistura e ainda saneamento básico débil.

    Em consequência disso, diversas patologias assolam aos munícipes que não encontram nos hospitais um atendimento eficaz dado o número de pacientes que ali acorrem.

    O consumo de água imprópria, picadas de mosquitos e outros insectos bem como a invasão de residências por predadores como ratos e baratas, está a preocupar a sociedade civil e políticos.

    O secretário provincial da CASA-CE no Kwanza-Sul preocupado com o facto chamou a imprensa para debruçar-se sobre o estado actual que apresenta a cidade.

    Começou por dizer que da audiência com o governador foi abordada a situação tendo recebido do General Eusébio de brito Teixeira informações segundo os quais a situação ultrapassava as capacidades do executivo local.

    “Não vamos esconder é o Sumbe é das mais esburacadas das cidades do país,” disse o representante da CASA CE que saudou a honestidade do governador ao admitir que a situação ultrapassa as suas capacidades.

    “(Ele)Fez uma carta a Sua Excia o presidente da República e o presidente da República tomou a peito a situação para uma requalificação mais profunda da cidade do Sumbe mas, para nós na nossa visão esta cidade passa primeiro pela construção de mais casas para albergar população da periferia e consequentemente uma requalificação de fundo para a cidade,” disse.

    “É lastimável e, é vergonhoso o que se está a assistir” acrescentou. (voaportugues.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema