Quinta-feira, Maio 16, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Samsung condenada a pagar mil milhões de dólares à Apple

    Um júri do tribunal de San José, no estado norte-americano da Califórnia, determinou que a Samsung violou várias patentes da Apple para smartphones e tabletes, condenando a empresa sul coreana a pagar uma indemnização de mil milhões de dólares.
    O júri, que examinou cerca de 700 queixas da Apple e da Samsung, decidiu que a empresa sul-coreana de electrónica copiou pelo menos três das inovações do iPhone. O veredicto concluiu ainda que a Apple não violou nenhuma das patentes da Samsung, ao contrário das acusações desta. A Samsung já fez saber que vai recorrer da decisão.

    Em comunicado, os responsáveis pela Samsung escreveram que este veredicto “não deve ser visto como uma vitória para a Apple, mas sim como uma perda para o consumidor americano”.”Vai provocar menos opções, menos inovação, e preços potencialmente mais altos. É de lamentar como a lei das patentes pode ser manipulada para dar a uma empresa o monopólio dos rectângulos com os cantos arredondados”, continua o comunicado, defendendo que “os consumidores têm o direito de poder escolher e sabem o que estão a comprar quando adquirem produtos Samsung”.

    Em resposta às acusações da Appel, a multinacional sul-coreana argumentava que tinha presença na indústria dos dispositivos móveis há mais de duas décadas e que se não fossem as inovações da Samsung, incluindo as relacionadas com tecnologia 3G, a Apple não conseguiria sequer ter lançado, em 2007, o iPhone, o telemóvel com que se estreou e que marcou um ponto de viragem no sector. Argumentos rejeitados pelo tribunal.

    O caso está a decorrer desde o início do mês num tribunal californiano, com a Apple a acusar a Samsung de ter copiado o design e várias funcionalidades do iPhone e do iPad (como os ícones das aplicações).

    Além de pedir uma indemnização de 2,75 mil milhões de dólares, a Apple queria também que o tribunal proíbisse a Samsung de vender vários modelos de telemóveis e tablets no mercado americano.

    Para se defender das acusações, a Samsung lançou um contra-ataque, acusando a rival de ter infringido patentes relacionadas com tecnologia de comunicação móvel e pedindo, por isso, 422 milhões de dólares.

    O detalhe das argumentações levou a que a juíza tivesse interpelado várias vezes e de forma ríspida os advogados de ambas as partes, chegando a sugerir ironicamente a um dos advogados da Apple que este estaria a “fumar crack” por pretender chamar a tribunal um extenso rol de testemunhas em apenas quatro horas.

    A Samsung já vendeu 22,7 milhões de smartphones e tabletes, enquanto a Apple tem um valor estimado de vendas de 8,16 mil milhões de dólares, desde Junho de 2010.

    A Apple ganha assim uma das suas grandes lutas, podendo esta decisão beneficiar a norte-americana nos outros processos que tem ainda pendentes em tribunal com outras empresas, como a HTC e a Motorola.

    O veredicto deste caso terá consequências que vão para lá dos EUA e que poderão afectar o resto do sector. Os aparelhos da Samsung em causa usam o sistema operativo Android, desenvolvido pelo Google e que é usado por vários outros fabricantes. O Android tornou-se o sistema operativo dominante para smartphones e a decisão em favor da Apple dá-lhe vantagem em batalhas judiciais contra outras marcas – têm sido vários os processos do género movidos pela Apple, incluindo em vários países europeus.

    Samsung e Apple têm estado envolvidas em várias disputas relacionadas com propriedade intelectual, com os resultados a penderem para os dois lados. Na Holanda e na Alemanha, a venda de alguns aparelhos da Samsung foi suspensa. Já um tribunal no Reino Unido deu razão à Samsung e obrigou a Apple a fazer um pedido de desculpas público – algo que a empresa americana contestou, alegando que isso seria publicidade à rival, num caso que regressará aos tribunais.

    Já nos EUA, no final do mês passado, a justiça suspendeu a venda de um dos modelos de tablets da Samsung, até que a disputa que esteja resolvida.
    Fonte: Publico

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema