Segunda-feira, Maio 6, 2024
15.3 C
Lisboa
More

    Rússia “profundamente chocada”. Ministro bielorrusso morre subitamente aos 64 anos

    De acordo com a agência de notícias bielorrussa Belta, Vladimir Makei morreu subitamente
    O ministro dos Negócios Estrangeiros da Bielorrússia, Vladimir Makei, morreu este sábado, aos 64 anos, segundo a agência noticiosa estatal Belta. Não há explicação sobre a causa da morte.

    O ministro esteve presente ainda esta semana Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO, sigla em inglês), em Yerevan, na Arménia, onde se encontrou com vários ministros da organização, incluindo o homólogo russo Sergei Lavrov.

    O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo já reagiu através de um comunicado, afirmando estar “profundamente chocados” com a notícia da morte de “um patriota sincero”, que “defendeu com firmeza e eficácia os interesses da República da Bielorrússia em plataformas internacionais”.

    “Como chefe do Ministério dos Negócios Estrangeiros, ele deu uma grande contribuição para o fortalecimento das relações russo-bielorrussas”, afirmou.

    Este ministro foi uma das principais figuras do regime russo que criticou publicamente a Rússia e tentou uma aproximação ao ocidente, ainda antes dos protestos antigovernamentais de 2020. No entanto, após os protestos generalizados no país, Makei mudou abruptamente de postura, afirmando que as manifestações estavam a ser inspiradas por “agentes ocidentais”.

    Trata-se de uma notícia relevante para a guerra na Ucrânia por causa do papel da Bielorrússia como aliado da Rússia e base para a invasão ao país. Makei ocupava o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros desde 2012.

    Em setembro, Makei repetiu os argumentos do Kremlin para a operação especial militar, culpando a NATO e o ocidente por “ignorar os legítimos interesses de segurança da Rússia e da Bielorrússia”.

    Dias antes de começar a invasão russa, o ministro foi uma das altas figuras do regime bielorrusso que veio a público garantir que a Ucrânia jamais iria ser atacada através do território bielorrusso. Poucos dias depois, centenas de milhares de soldados russos iniciavam uma operação militar de larga escala.

    CNN PORTUGAL

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    00:00:36

    Mais de 1,6 milhões de pessoas assistiram ao concerto de Madonna no Rio de Janeiro

    O último concerto da Celebration Tour terminou com um recorde para a Rainha do Pop. Mais de 1,6 milhões...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema