Quinta-feira, Maio 23, 2024
14.3 C
Lisboa
More

    Rússia concede visto de estadia de três anos para Snowden

    O ex-consultor da CIA Edward Snowden, que revelou um programa do governo americano de monitoramento electrónico em massa, obteve um visto de estadia de três anos do governo russo. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (7) pelo seu advogado Anatoli Koutcherena.

    Edward Snowden participa de teleconferência no Parlamento Europeu em Estrasburgo. (Reuters/Vincent Kessler)
    Edward Snowden participa de teleconferência no Parlamento Europeu em Estrasburgo.
    (Reuters/Vincent Kessler)

    O visto entrou em vigor no dia 1° de Agosto. Segundo seu advogado, o técnico em informática, que revelou o esquema de espionagem da NSA (Agência Nacional de Segurança Americana), tem autorização para viajar ao exterior.

    Depois de fugir dos Estados Unidos, passar por Hong Kong e desembarcar no aeroporto de Moscovo em 2013, onde ficou preso na zona de trânsito por mais de um mês, Snowden recebeu um visto provisório de um ano. Em seguida, seu advogado pediu a prorrogação da estadia, deferida recentemente.

    O momento político é ideal: por conta da crise na Ucrânia, a Rússia é alvo de sanções dos Estados Unidos, que emitiram um mandado de prisão contra o ex-consultor. O clima de tensão entre os dois países beneficia Snowden, que está protegido das autoridades americanas.

    Snowden vive escondido na Rússia

    O consultor em informática vive em um local ignorado na Rússia e poucas fotos suas vazaram na imprensa. A última, publicada há poucos dias, mostra Snowden no camarote do teatro Bolchoï, assistindo a um espectáculo.

    Edward Snowden revelou a existência de um programa de monitoramento electrónico envolvendo o governo americano e diversas empresas do sector da Internet, entre elas Google, Facebook e Microsoft. Seus documentos provaram que as autoridades americanas tiveram acesso a dados e telefonemas de internautas e chefes de Estado do mundo todo, entre eles a presidente Dilma Rousseff.

    O caso levou a presidente brasileira a cancelar a visita oficial que faria aos Estados Unidos em Outubro do ano passado. O Brasil e a Alemanha também elaboraram uma resolução conjunta, preconizando o respeito à privacidade e mudanças nas práticas de espionagem. O documento foi adoptado pela Assembleia Geral da ONU em Novembro de 2013. (rfi.fr)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Espanha e Irlanda tentam que UE se incline para o reconhecimento da Palestina

    A decisão de mais três países, incluindo dois da UE, de reconhecerem a Palestina como Estado é simbólica, mas...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema