Sexta-feira, Junho 21, 2024
21.1 C
Lisboa
More

    Rússia coloca Garry Kasparov na lista de “terroristas e extremistas”

    A Rússia colocou o antigo campeão de xadrez e crítico do Kremlin, Garry Kasparov, na sua lista de “terroristas e extremistas”.

    O antigo campeão de xadrez e crítico do Kremlin, Garry Kasparov, faz agora parte da lista de “extremistas e terroristas” da Rússia, de acordo com o Moscow Times.

    Embora não haja justificação oficial para a inclusão de Kasparov nesta lista, o organismo estatal de controlo financeiro Rosfinmonitoring indica que o antigo jogador critica o Presidente Vladimir Putin há vários anos, a quem já apelidou de “o homem mais perigoso do mundo”, e desde 2014 que condena a agressão militar de Moscovo na Ucrânia.

    Esta designação marca uma escalada significativa na repressão do governo russo contra a dissidência, particularmente contra figuras de alto nível, como Kasparov, que se têm manifestado abertamente contra o regime e as políticas de Putin.

    A inclusão nesta lista de “extremistas e terroristas” permite que as autoridades congelem as contas bancárias dos designados sem uma ordem judicial. Além disso, qualquer forma de apoio ou associação a Kasparov na Rússia será condenada, isolando-o, e a outros que constam da lista, das suas redes de apoio no país.

    Esta medida faz parte de uma estratégia mais alargada do Governo russo para sufocar a dissidência e suprimir as vozes da oposição, especialmente as que têm a capacidade de mobilizar a opinião pública contra o regime. Assinala também uma tendência de utilização da legislação antiterrorista para atingir opositores políticos, uma tática que tem sido amplamente criticada por organizações de defesa dos direitos humanos a nível mundial.

    Em 2008, Garry Kasparov ainda tentou entrar na corrida presidencial russa, mas desistiu depois de enfrentar o que ele chamou de “obstrução”.

    Em 2013 acabou por deixar a Rússia, com receio de ser perseguido pelas suas atividades políticas, e foi para os Estados Unidos. Atualmente vive em Nova Iorque.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola: Comissão Económica aprecia proposta de novo regime de preços e analisa desempenho económico em 2024

    A Comissão Económica do Conselho de Ministros apreciou ontem, quinta-feira, uma proposta de lei que concede ao Presidente da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema