Sexta-feira, Maio 10, 2024
19.1 C
Lisboa
More

    Restos mortais de “Mbinda” sepultados em clima de comoção

    Os restos mortais do nacionalista angolano Afonso Domingos Pedro Van-Dúnem “Mbinda”, falecido a 14 deste mês, na capital do país, vítima de doença, foram a enterrar nesta terça-feira, em Luanda, num ambiente de dor e comoção, testemunhado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

    Presidente da República, José Eduardo dos Santos, nas exéquias fúnebres do nacionalista Afonso Van-dúnem "Mbinda" (Foto: Alberto Julião)
    Presidente da República, José Eduardo dos Santos, nas exéquias fúnebres do nacionalista Afonso Van-dúnem “Mbinda” (Foto: Alberto Julião)

    No cemitério Alto das Cruzes, para onde se dirigiram várias entidades ligadas aos órgãos de soberania, do poder Executivo e outras individualidades, o Chefe de Estado Angolano esteve acompanhado da sua esposa, a primeira-dama da República, Ana Paula dos Santos.

    No elogio fúnebre do Comité Central do MPLA e da família foram enaltecidas as qualidades de Afonso Van-Dúnem, enquanto combatente, político, diplomata, amigo, esposo, pai, tio e avô, que contribuiu para a conquista e preservação da independência nacional, bem como para a educação e formação dos seus ente-queridos.

    Renderam-lhe igualmente homenagem membros dos órgãos de soberania da República, deputados, auxiliares do titular do poder Executivo, das Forças Armadas Angolanas e da Polícia Nacional, dirigentes dos partidos políticos, do corpo diplomático e organizações internacionais acreditadas no país, entidades religiosas e eclesiásticas, antigos combatentes e veteranos da Pátria, familiares, entre outras individualidades.

    Afonso Van-Dúnem “Mbinda”, de fortes e grandes convicções, contava com 73 anos de idade. Dedicou toda a sua vida à causa do povo angolano, tendo ingressado nas fileiras do MPLA em 1961, aos 20 anos de idade.

    Durante a luta de libertação nacional, o nacionalista participou na Conferência Nacional do Movimento, em Léopoldville (actual Kinshasa, República Democrática do Congo), em 1962, e foi representante do MPLA em Lusaka, República da Zâmbia, além de secretário particular do Presidente António Agostinho Neto.

    Posteriormente, já na Angola independente, ocupou, sucessivamente, os cargos de director do gabinete do Presidente Agostinho Neto, de comissário provincial de Luanda, de ministro das Relações Exteriores, embaixador na ONU e, após as Eleições Gerais de 2012, de deputado da Assembleia Nacional, funções que suspendeu recentemente, por incompatibilidade.

    Dados biográficos

    Afonso Van-Dúnem “Mbinda” nasceu em Luanda, em 7 de Setembro de 1941. Começou a carreira política em 1970 e serviu, até 1972, como representante do MPLA na Zâmbia e como Coordenador de Relações Exteriores do MPLA na República Unida da Tanzânia.

    Em 1976, foi secretário do MPLA, membro do Comité Central e Governador da Província de Luanda.

    Em 1977 foi eleito membro do Comité Central no Primeiro Congresso do MPLA. No ano seguinte, foi nomeado secretário de Informação do MPLA. Foi igualmente Representante Permanente de Angola junto das Nações Unidas.

    Em 1979, foi Secretário do Comité Central do MPLA para as Relações Internacionais. Afonso Van-Dúnem Mbinda foi eleito deputado da Assembleia do Povo, em 1980 e membro do Bureau Político do Comité Central do MPLA, em 1985.

    De 1985 a 1989, Afonso Domingos Van-Dúnem ‘Mbinda’ foi o terceiro, depois de José Eduardo dos Santos e Paulo Teixeira Jorge, ministro das Relações Exteriores de Angola.

    Em 03 de Setembro de 2010, foi eleito Secretário do Bureau Político do MPLA para as Relações Exteriores.

    Afonso Domingos Pedro Van-Dúnem “Mbinda”, casado e pai de cinco filhos, era, até a data da sua morte, presidente da Fundação Sagrada Esperança. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Cantora israelita se classifica para final do Eurovision após críticas em ato pró-palestinos

    Israel se classificou, nesta quinta-feira (9), para a final do festival Eurovision, que acontece na cidade sueca de Malmö,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema