Domingo, Maio 19, 2024
14.1 C
Lisboa
More

    Restos mortais de ex-dirigentes da Swapo já na Namíbia

    Windhoek – As urnas com os restos mortais dos cinco combatentes e ex-dirigentes da Organização dos Povos do Sudoeste Africano (Swapo) chegaram na manhã de hoje (sexta-feira) à capital namibiana, depois de terem sido entregues, no dia anterior, pelas autoridades angolanas ao Governo da Namíbia.

    Urnas com Restos Mortais dos Antigos Combatentes Namibianos (Foto: Alberto julião)
    Urnas com Restos Mortais dos Antigos Combatentes Namibianos (Foto: Alberto julião)

    A aeronave da Força Aérea Angolana, que as transportou, aterrou por volta das 10 horas e 30 minutos de Angola (menos uma que em Windhoek), e na cerimónia de recepção estiveram presentes o Presidente da República da Namíbia, Hifikepunye Pohamba, e o antigo líder Sam Nujoma.

    Depois das honras militares, intervieram o Presidente da Namíbia e o ministro angolano dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Cândido Van-Dúnem, em representação do Executivo angolano.

    Já em território namibiano, os restos mortais dos cinco antigos dirigentes da Swapo “deverão merecer o enterro digno de verdadeiros combatentes pela liberdade e independência do seu país”, em cerimónia a ter lugar em data ainda não anunciada.

    Uma cerimónia para a entrega dos restos mortais foi realizada, quinta-feira, em Luanda, na Base Aérea número um, durante a qual foi assinado o termo de entrega, por parte angolana, pelo ministro dos Antigos Combatentes de Angola e pela Namíbia, pelo ministro da Administração Regional, Local e do Desenvolvimento Rural.

    Esta acção marca o início de um processo de exumação, identificação e transladação de combatentes da Swapo, falecidos na década de 80, durante os longos anos de luta de libertação, que culminou com a independência da Namíbia, em 1990.

    O Governo namibiano solicitou as autoridades angolanas este procedimento, tendo estas anuído, com o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a criar, por despacho, uma comissão interministerial, encarregue de executar esta tarefa, que teve o seu início em Janeiro último.

    A delegação angolana, que se encontra na Namíbia, é chefiada pelo ministro Cândido Van-Dúnem, e dela fazem parte, entre outras individualidades, o secretário de Estado para a Defesa Nacional, Gaspar Rufino, e os governadores da Huíla e do Cunene, Marcelino Typinge e António Didalelwa, respectivamente, o membro do Comité Central do MPLA, Pedro Sebastião e a nacionalista Rodeth dos Santos. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema