Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Responsável condena aumento de abusos de menores

    Ana Afonso, Secretária Executiva do Conselho Nacional da Criança (Foto: Lino Guimaraes)
    Ana Afonso, Secretária Executiva do Conselho Nacional da Criança (Foto: Lino Guimaraes)

    A secretária executiva do CNC (Conselho Nacional da Criança), Ana Afonso, defendeu hoje, segunda-feira, em Luanda, a necessidade de reforçar os mecanismos para prevenir e banir o abuso sexual as crianças, que vem aumentando nos últimos dias na sociedade angolana.

    A ideia foi manifestada no âmbito do ciclo de palestras sobre os 11 compromissos de protecção à criança, que teve início segunda-feira e termina no mês de Julho.

    A responsável frisou que este tipo de comportamento de muitos adultos tem de ser prevenido com acções de formação, sobre o que é o privilegio de ter vida e de existir como seres humanos e cidadão de forma a respeitar um ser indefeso.

    Referiu que a violência contra a criança é um fenómeno de dimensão mundial, sendo preciso que se aperfeiçoe cada vez as medidas para a sua prevenção e eliminação.

    Sublinhou que o CNC está preocupado com o abuso sexual de menores e lamenta este fenómeno que traz graves consequências futuras as crianças, comprometendo de certa forma o seu desenvolvimento.

    “Nem os animais irracionais fazem isso e conseguem ter uma conduta mais digna do que muitos seres humanos de idade adulta, que não tem noção da situação e demonstram comportamentos de total desrespeito da espécie humana aos seres mais indefesos”, reforçou.

    O Conselho Nacional da Criança, presidido pelo ministro João Baptista Kussumua, é um órgão criado por Decreto Presidencial de 20 de Abril de 2007, que visa controlar a execução das políticas públicas de promoção e defesa dos direitos da criança.

    É integrado pelos Ministérios da Assistência e Reinserção Social, Comunicação Social, Planeamento, Educação, Saúde, Justiça, Interior, Família e Promoção da Mulher, Finanças e Cultura.

    Fazem ainda parte deste órgão, os ministérios da Juventude e Desportos, Energia e Águas, Urbanismo e Ambiente, da Administração do Território, Agricultura e Desenvolvimento Rural, Administração Pública, Emprego e Segurança Social, assim como o Instituto Nacional da Criança.

    O ciclo de palestras é uma iniciativa do Centro de Imprensa Aníbal de Melo (Ciam), em colaboração com o Conselho Nacional da Criança e, visa contribuir para a valorização da importância do papel que representam as crianças no futuro da Nação Angolana. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema