Sábado, Maio 25, 2024
17.3 C
Lisboa
More

    Programa de notícias financiado pelo Facebook já está a levantar polémica

    Em Janeiro, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, prometeu aumentar a qualidade das notícias que aparecem no feed dos utilizadores do Facebook. Um dos objectivos passa por combater as “notícias falsas” que circulam na plataforma.

    Para esse propósito, o Facebook anunciou a primeira série de programas noticiosos que irá financiar com os seus capitais. O projecto chama-se “Facebook Watch” e a programação anunciada já está a suscitar polémica e questões.

    A inclusão da Fox News

    O Facebook Watch irá, diariamente, apresentar noticias financiadas pelo Facebook aos utilizadores da plataforma. Inicialmente, este programa será destinado ao público americano. Assim sendo, diversos jornalistas conhecidos do grande publico americano de diversos canais serão incluidos na programação. Entre eles, Anderson Cooper e Jorge Ramos.

    Porém, segundo a Variety, a programação diária terá bastante conteudo da Fox News, o que já está a suscitar polémica. A Fox News é conhecida pela sua tendência nitidamente de direita, e desde que a administração Trump tomou a posse têm sido, segundo os críticos, uma espécie de canal de propaganda para o presidente americano.

    Este destaque pode ser olhado de muitas formas diferentes. Por um lado, pode ser uma resposta do Facebook às acusações de que tem uma tendência “liberal” e que terá reprimido fontes noticiosos conservadores desde 2016. Por outro lado, a Fox News é conhecida não apenas por ter uma tendência conservadora: é conhecida também por ser extremamente tendenciosa na forma como apresenta as notícias e por ajudar a perpetuar visões extremistas e histórias falsas.

    A dificuldade de manter a plataforma imparcial

    Este caso demonstra a dificuldade de uma plataforma como o Facebook se manter “imparcial” perante o jogo politica. A linha que separa a opinião politica da informação falsa nem sempre é fácil de delinear, independentemente da cor política de quem emite a opinião. Assim sendo, o “Facebook Watch” é um projecto que promete continuar a alimentar polémica. (Maistecnoologia)

    Fonte: The Verge

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Como é que Itália vê a abertura de Ursula von der Leyen para cooperar com Meloni?

    Meios de comunicação social italianos descrevem a declaração da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como ousada,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema