Domingo, Maio 19, 2024
15.3 C
Lisboa
More

    Presidentes da RD Congo e Rwanda deixam Angola

    Luanda- Os presidentes da RD Congo e Rwanda, designadamente Joseph Kabila e Paul Kagame, foram os últimos a deixar, na noite de hoje, terça-feira, o país após terem participado na mini-cimeira dos Chefes de Estados e de Governo do Comité da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), decorrida em Luanda.

     Josph Kabila, Presidente da RDC Foto: Pedro Parente

    Josph Kabila, Presidente da RDC (Foto: Pedro Parente)

    O encontro, que adoptou a denominada “Declaração de Luanda”, abordou principalmente a actual situação de instabilidade reinante na República Democrática do Congo (RDC), para além de aprovar algumas recomendações e decisões.

    Já o presidente do Uganda, que também participou na cimeira e que chegou a Luanda apenas na manhã de hoje, apenas regressa ao seu país na manhã de quarta-feira, segundo apurou à Angop de fonte oficial.

    A CIRGL foi criada após os conflitos políticos que marcaram a região dos Grandes Lagos em 1994, cujo resultado marcou o reconhecimento da sua dimensão e a necessidade de um esforço concentrado, com vista a promoção da paz e do desenvolvimento na região.

    Os Grandes Lagos Africanos são um conjunto de lagos de origem tectónica, localizados na África Oriental, que incluem alguns dos lagos mais profundos do mundo.

    A maior parte destes foi formada há cerca de 35 milhões de anos no Vale do Rift Ocidental, um dos ramos desta formação geológica que abrange a Etiópia, Quénia, Tanzânia, Uganda, Rwanda, Burundi, RD Congo, Malawi e Moçambique.

    São membros da CIRGL  Angola, Congo,  República Democrático do Congo,  Zâmbia, Sudão do Sul, Rwanda, Tanzânia e Uganda.  A África do Sul participou no encontro como convidado. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema