Quarta-feira, Maio 22, 2024
18.2 C
Lisboa
More

    Presidente da República quer novas áreas de cooperação com o Brasil

    Brasília – O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, defendeu nesta segunda-feira, em Brasília, a necessidade de se estender as relações com o Brasil para novas áreas de cooperação.

    Presidente da república recebe diplomatas (Foto: Pedro Parente)
    Presidente da república recebe diplomatas (Foto: Pedro Parente)

    “Sublinhamos a importância de se estabelecerem entendimentos no domínio da industrial naval e sentido de se criar condições para estimular investimento na área industrial”, declarou.

    O Chefe de Estado discursava no final de um encontro de trabalho com a homóloga brasileira, Dilma Rousseff, no quadro da visita oficial que realiza à República Federativa do Brasil.

    Afirmou, também, que Angola é um país com condições excelentes para desenvolvimento da agricultura e que a intensão do governo angolano é de criar condições para que vários produtos de origem agrícola possam ser transformados localmente, reduzindo a importação de bens de consumo.

    Depois de considerar o encontro como “mais um passo no sentido da consolidação das relações de amizade e cooperação entre Angola e o Brasil, afirmou que as relações entre si são excelentes, assentam num diálogo político regular e a todos os níveis.

    José Eduardo do Santos informou que foram aprovados vários instrumentos jurídicos no quadro da cooperação e que outros estão em preparação, com vista a reforçar os mecanismos da aplicação da parceria estratégica que prevê a concertação politica, programas e projectos específicos de interesse comum.

    Refere ainda que foram criadas as facilidades de crédito para financiar exportações de bens e serviços de empresas brasileiras para Angola.

    “ Angola, penso, tem sido um bom parceiro neste domínio e tem pago regularmente as suas dívidas. Angola é o terceiro parceiro do Brasil em África”, enalteceu.

    A guisa de exemplo referiu que no I trimestre de 2014 o valor das exportações de origem brasileiras superam os 143 mil milhões de dólares.

    Exaltou o facto de empresas brasileiras de grande dimensão realizarem empreitadas de obras públicas e investimentos directos, associando-se, nalguns casos, a empresários locais.
    (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A Economia Angolana continua presa ao Estado Omnipresente, segundo o economista angolano Yuri Quixina

    Num artigo anterior sobre o papel do Estado na economia angolana, escrevemos que o tipo de Estado, enquanto entidade...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema