Quarta-feira, Maio 15, 2024
17.9 C
Lisboa
More

    Prado Paim abre espaço

    Artista e seus contemporâneos estiveram na abertura da nova casa de promoção cultural

    A estreia do Centro Recreativo e Cultural Erme, aberto sábado no bairro Sambizanga, em Luanda, foi feita pelo cantor e compositor Prado Paím.
    O artista escolhido para a inauguração do Erme interpretou os temas “Engrácia” e “Nzenze”. Padro Paím, o primeiro artista angolano a obter um disco de ouro em 1974,  com o álbum “Bartolomeu”, deu início a um espectáculo bastante aplaudido, em que o público (cerca de 300 pessoas) aproveitou para dançar recordando os anos 80.
    Seguiu-se Dom Caetano com os temas “Adeus à hora da partida” e “Uejia Ku Sokana”, dando lugar a Lulas da Paixão que cantou os sucessos “Pepe” e “Nguamy maka”.
    Entre os artistas convidados esteve também Zecax, que interpretou vários temas de outros compositores. O dueto Kaytas e Zé Abilio, bem como a banda Versáteis, que acompanhou todos os artistas, também recordaram sucessos musicais de outros autores angolanos.
    Questionado sobre a inauguração, Lulas da Paixão mostrou-se satisfeito pelo facto de o novo espaço servir, principalmente, os músicos do município do Sambizanga. “Tínhamos de ter um espaço semelhante ao do Rangel”, disse à agência Angop, tendo realçado que vai ser um ponto de encontro permanente dos artistas, a fim de apresentarem os seus trabalhos ao público, tal como era feito anteriormente no Centro Recreativo 14 de Abril, no mesmo bairro. Por sua vez, o cantor Zecax afirmou que, com a inauguração do Erme, os artistas vão continuar a engrandecer a cultura nacional. Zecax disse que o Erme tem uma boa qualidade em termos de infra-estruturas e de aparelhagem de som, permitindo maior harmonia entre os convivas e vizinhança que circunda o espaço.
    O cantor Dom Caetano corroborou da ideia. Ele disse que o espaço é uma mais-valia para a classe artística, principalmente os jovens que desejam projecção no mundo cultural. “Os jovens artistas têm agora uma nova abertura para que possam despontar de forma a engalanar o seu talento”, disse o autor de “Nova cooperação”, considerando o espaço como um local que permite a troca de experiência entre artistas de diferentes gerações.
    O espaço pertence à Erme (Empresa de Recreação Musical e Eventos) e visa colmatar algumas carências de âmbito recreativo e cultural a nível local.

    Segundo Celso Rosa, que procedeu à inauguração, o centro também é uma mais-valia, porque criou postos de trabalho, e fez votos que surjam outros empreendimentos do género que possam garantir sustento às famílias.
    De acordo com Celso Rosa, o centro vai servir, entre outras actividades, para a realização de “matines” dançantes, bailes, casamentos, baptizados, aniversários e apresentação de peças de teatro.

     

     

    Fonte: Jornal de Angola

    Fotografia: JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Primeiro-ministro da Eslováquia em risco de vida depois de ter sido baleado no estômago

    O primeiro-ministro Robert Fico foi baleado em Handlová e depois levado para o hospital. Atirador foi imobilizado e detido...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema