Quarta-feira, Maio 15, 2024
14.5 C
Lisboa
More

    Mbanza Congo recebe feira do livro

    Falta de bibliotecas preocupa estudantes

    A cidade de Mbanza Congo e a Vila piscatória do Nzeto, na província do Zaire, desfrutaram, durante dois dias, de uma feira do livro, promovida pelas madres Paulinas da Igreja Católica.
    A iniciativa, que contou com a exposição de mais de 100 títulos sobre religião, pedagogia, psicologia e direito e administração, visou aumentar a oferta de material de consulta para os professores, estudantes e funcionários públicos que se ressentem da falta de bibliotecas.  A madre Maria Lúcia, coordenadora do projecto, que já passou por várias províncias do país, disse que o objectivo principal da realização da feira em Mbanza Congo e no Nzeto é possibilitar aos jovens universitários, cristãos e funcionários públicos o acesso a livros de carácter científico relativos à sua área de formação. “Trata-se de uma província que fica a quase 500 quilómetros da capital do país. Os jovens são obrigados a fazer esse percurso para adquirir o material didáctico necessário para os estudos. Trouxemos também discos com mensagens religiosas e DVDs que abordam o historial da vida de santos da Igreja Católica”, explicou.
    A madre referiu ainda que a leitura de livros didácticos pode contribuir para o resgate dos valores morais sociais. Segundo disse, os valores são transmitidos, em primeira instância no seio familiar. O importante, acrescentou, é ter conhecimento deles e incorporá-los.
    “O mundo é hoje uma aldeia global e os acontecimentos de um país chegam a todas as partes do globo. Por isso é preciso não ficar, apenas, por aquilo que dizem os órgãos de comunicação, mas aprofundar criticamente os assuntos, através da leitura selectiva, que pode ser feita em casa e na escola”, referiu.
    O pároco da Sé Catedral da Igreja Católica de Mbanza Congo, André Justino Futi, aplaudiu a iniciativa das irmãs Paulinas, uma vez que a região regista grande carência de espaços de leitura, bibliotecas e livrarias.  “A importância desta feira do livro consiste em dar vida à formação intelectual, social e para o crescimento da juventude. Assinámos um convénio com as irmãs no sentido de fornecerem livros para a biblioteca do Sagrado Coração, uma vez que existem aqui escolas do ensino médio e superior”, disse.
    Para o estudante do curso de Comunicação Social, Eduardo da Vinha, a variante do sistema de ensino que falta nos dois municípios do Zaire relaciona-se com a disponibilidade de livros académicos e a feira cobriu a lacuna, mesmo que por pouco tempo.
    “Actualmente, as pessoas dedicam mais tempo a procurar obter resultados imediatos, daí a pouca adesão à leitura, que significa um investimento em si mesmo. Os jovens devem despertar para esse facto, pois a leitura engrandece o homem”, sublinhou.

     

    Fernando Neto | Mbanza Congo

    Fonte: Jornal de Angola

    Fotografia: Adolfo Dumbo

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República reconduz Conselho de Administração da Sonangol

    O Presidente da República, João Lourenço, reconduziu, esta terça-feira, o Conselho de Administração da Sonangol, presidido por Sebastião Pai...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema