Domingo, Maio 19, 2024
17.4 C
Lisboa
More

    PR analisa situação na RCA com enviado do secretário-geral da OIF

    Questões ligadas à situação na República Centro-Africana (RCA) estiveram em análise, hoje, quarta-feira, em Luanda, durante uma audiência que o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, concedeu ao eurodeputado Louis Michel, na qualidade de enviado especial do secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF) para África Central, Abdou Diouf.

    José Eduardo dos Santos recebe, em audiência, Michel Louis, enviado especial do Secretário Geral da Organização Internacional da Francofonia para África Central (Foto: Francisco Miudo)
    José Eduardo dos Santos recebe, em audiência, Michel Louis, enviado especial do Secretário Geral da Organização Internacional da Francofonia para África Central (Foto: Francisco Miudo)

    À saida do encontro, de cerca de uma hora, no Palácio Presidencial, Louis Michel, de nacionalidade belga, informou à imprensa que audiência deve-se ao facto de o Chefe de Estado Angolano estar “muito empenhado nesta situação e que tem domínio da mesma”.

    Frisou que o estadista angolano, durante a audiência, manifestou a disposição de continuar a ajudar as autoridades da RCA, mas essa ajuda deve centrar-se nos esforços comuns de todos os actores ligados a este processo, factores que vão criar vias propícias para o restabelecimento da paz e tranquilidade nesse país.

    Proveniente de Brazzaville, República do Congo, Louis Michel esclareceu que manteve também uma reunião com o líder congolês, Denis Sassou Nguesso, mediador do conflito na RCA, de quem igualmente recebeu informações sobre o desenvolvimento para a solução dos problemas reinantes no país africano, localizado na Região dos Grandes Lagos.

    Sublinhou que a perspectiva final desta recolha de informações da parte dos dois líderes que dominam a questão será a realização de um fórum de reconciliação nacional, que deverá ter lugar na República Centro-Africana.

    Louis Michel adiantou que o fórum ainda não aconteceu porque tudo se está a fazer para juntar as partes e sentarem-se à mesma mesa para se encontrar um entendimento, com vista à retomada da situação de segurança neste país.

    Explicou que o que vai acontecer em Bangui, capital da RCA, “é a criação de reuniões sectárias entre os grupos com vista a um entendimento, facto que vai desembocar no encontro de reconciliação nacional”.

    “Como o ponto de vista do presidente Denis Sassou Nguesso vai de encontro com o do seu homólogo angolano José Eduardo dos Santos, então eu estou a “beber” das experiências dos dois para se poder realmente ver até que ponto vamos chegar a este fórum”, clarificou.

    A República Centro-Africana, com uma população estimada em 4,6 milhões de habitantes, onde actualmente observadores internacionais consideram calma a situação, esteve mergulhada, meses atrás num conflito interno inter-religioso, que causou milhares de refugiados e muitos mortos.

    Está localizada no centro de África, limitada a norte pelo Chade, a nordeste pelo Sudão, a leste pelo Sudão do Sul, a sul pela República Democrática do Congo e pela República do Congo, e a Oeste pelos Camarões, países que integram a Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), órgão que Angola na pessoa do seu Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos é presidente em exercício. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema