Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Porto Rico declara estado de emergência por mais de dez mil casos de zika

    Os Estados Unidos declararam na sexta-feira “estado de emergência de escala nacional” em Porto Rico pela epidemia de zika, após a ilha registar 10.690 pessoas, entre elas 1.035 mulheres grávidas, infectadas pelo vírus, que pode causar malformações congénitas graves.

    A secretária de Saúde dos Estados Unidos, Sylvia Burwell, determinou que “existe uma emergência de saúde de importância nacional” no território de Porto Rico “como consequência do surto de zika e seus potenciais efeitos nas mulheres grávidas”, segundo um comunicado.

    Ao declarar este tipo de emergência, a Secretaria de Saúde pode outorgar subsídios, expedir contratos e conduzir ou financiar investigações sobre as causas, tratamentos e medidas de prevenção da doença, entre outros poderes.

    Transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, o zika em geral se manifesta com sintomas brandos, mas é particularmente perigoso para mulheres grávidas, visto que pode causar danos permanentes ao feto em desenvolvimento, incluindo a microcefalia, uma malformação congénita na qual o bebé nasce com o crânio e o cérebro menores que a média.

    Segundo a informação fornecida pelo departamento de Saúde da ilha, Porto Rico já registou, além disso, 30 casos de Síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica que pode derivar em paralisia e que também é associada ao zika.

    A ministra de Saúde local, Ana Rius, lembrou em um comunicado que o zika também pode ser transmitido sexualmente, “motivo pelo qual exortamos o uso de preservativo como medida de prevenção contra esta e outras doenças de transmissão sexual”.

    Também pediu que se tome medidas básicas de precaução, como eliminar água parada, colocar mosquiteiros nas janelas e utilizar repelentes.

    A epidemia de zika na ilha afectou o turismo. Até maio, cerca de 42.000 reservas de hotel tinham sido canceladas pelo temor que provoca o vírus, disse à AFP Ingrid Rivera, directora da Companhia de Turismo de Porto Rico, em uma entrevista recente.

    Isto significa que hotéis, restaurantes e outros serviços receberão 28 milhões de dólares a menos devido à epidemia até 2018. (AFP)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema