Sábado, Abril 27, 2024
16.3 C
Lisboa
More

    Portadores de albinismo consideram que discriminação tende a reduzir

    Algumas pessoas portadoras de albinismo, em Malanje, consideram que a discriminação racial de que eram alvo os indivíduos com esse tom de pele, tende a reduzir significativamente nos últimos tempos, devido a moralização das consciências dos cidadãos e do combate ao preconceito promovido pela sociedade e o Estado.

    Esse reconhecimento foi manifestado hoje (quarta-feira), nesta cidade, pelo presidente da Associação de Pessoas Portadoras de Albinismo de Malanje, Marcos Raimundo, frisando que fruto disso, há cada vez mais aceitação e convivência sadia com os albinos.

    Em declarações por ocasião do Dia Mundial de Consciencialização sobre o Albinismo, que hoje se assinala, o responsável precisou que se tem notado a mudança de consciência de muitas pessoas na sociedade porque a informação sobre as causas do albinismo e a não discriminação tem sido veiculada com mais abrangência, no sentido de moralizar e elucidar os cidadãos de que se trata apenas de diferença de cor e não de certos tabus que até então se fazia sentir.

    “As pessoas hoje já não veem o portador de albinismo como viam antigamente, porque tem havido socialização e tem se combatido alguns tabus e informações mal passadas”, frisou, acrescentando que isso tem motivado essa franja social a levar uma vida normal e não se auto-excluírem do convívio social.

    Ao falar em nome dos portadores de albinismo, Marcos Raimundo precisou que, para além das políticas contra a discriminação levadas a cabo pelas autoridades, os próprios membros da Associação das Pessoas Portadoras do Albinismo de Malanje, têm promovido regularmente palestras e levado informações porta-a-porta sobre o albinismo e suas causas, no sentido de esclarecer sobre a sua normalidade.

    Fez saber que essa prática tem servido de “educação” social, de maneiras a expandir a informação de que o albinismo é uma anomalia pigmentar do indivíduo e não constitui um fenómeno social relevante.

    Por outro lado, o responsável destacou o cuidado a se ter com os portadores de albinismo, no tratamento e conservação da pele, sobretudo por parte daquelas vulneráveis económica e socialmente, pelo que apelou a sociedade no sentido de prestar o seu apoio em protectores solares, chapéus, roupas e outros artigos que ajudam a se defender dos efeitos do sol.

    A Associação das Pessoas Portadoras do Albinismo de Malanje foi criada em 2017, com o fito de consciencializar a população para a não descriminação de pessoas com albinismo.

    Tem actualmente mais de 40 membros e conta com o apoio solidário de pessoas não portadoras do albinismo, em várias vertentes sociais.

    O Dia Mundial de Consciencialização sobre o Albinismo foi proclamado pela ONU, para divulgar informação sobre o albinismo e para evitar descriminação aos albinos, combatendo ao mesmo tempo a sua perseguição, assim como celebrar as conquistas de pessoas com albinismo.

    O albinismo é uma anomalia pigmentar que leva a uma cor de pele, pelos e olhos muito claras, por conta de factores genéticos. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    ‘Brasil não pode entrar apenas como vítima em debate sobre reparação de Portugal pela escravidão’, diz Luiz Felipe de Alencastro

    A discussão sobre reparação histórica pela escravidão e pelos crimes cometidos durante o período colonial não pode se resumir...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema