Terça-feira, Maio 14, 2024
15.3 C
Lisboa
More

    PGR vai chamar Paixão Júnior e Isaac dos Anjos nos próximos dias

    O secretário do Presidente da República para o sector produtivo, Isaac dos Anjos, e o antigo PCA do BPC, Paixão Júnior, deverão ser chamados, nos próximos dias, à PGR para serem ouvidos no âmbito de investigações contra ambos em que são arroladas ainda outras figuras, incluindo Carlos Gil, ex-director da Cooperativa Cajueiros.

    O porta-voz da PGR, Álvaro João, antecipou ao VALOR a existência de “fortes indícios” de que Dos Anjos e Paixão Júnior sejam os beneficiários dos activos apreendidos pela PGR, nos termos de uma investigação que apura responsabilidades no uso de fundos da Sonangol, em projectos privados.

    Na última semana, a PGR deu conta, em nota, da apreensão de activos em Malanje, Benguela e Luanda pelo Serviço Nacional de Recuperação de Activos, salientando que, no âmbito de um processo que decorre trâmites contra o ex-PCA do BPC, apreendeu ainda contentores de material para montagem de uma fábrica de iogurtes em Benguela que estava entregue à empresa Smart Solution. Isaac dos Anjos, por sua vez, é investigado por alegadamente ter construído com fundos públicos o Projecto Acácia Rubras.

    “Em todos os bens, há fortes indícios de que os beneficiários sejam estas pessoas”, assegura Álvaro João, que confirma a chamada, nos próximos dias, do ex-banqueiro e do actual governante, ao mesmo tempo que admite dificuldades no processo.

    Os “processos de crimes económicos e financeiros são altamente complexos porque se encontram do outro lado pessoas com o poder económico, capazes de atrapalhar as investigações”, observa.

    Paixão Júnior nega, entretanto, qualquer ligação ao projecto da fábrica de iogurtes, ainda que admita recordar-se, enquanto número um do banco público, de uma fábrica que seria aberta com o financiamento do BPC em Benguela.

    “Desconheço o processo”, precisa o ex-banqueiro, dando conta que, desde que abandonou o banco, respondeu apenas ao Tribunal de Contas e não tem conhecimento de qualquer processo-crime contra si na PGR.

    O actual secretário do presidente João Lourenço para os assuntos do sector produtivo, Isaac dos Anjos, também acusado pela PGR de construir com fundos públicos o Projecto Acácia Rubras, negou as acusações, assegurando que nunca foi beneficiário, mas promotor de “muita coisa em Angola”.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Eni pretende desmembrar projetos de petróleo e gás para se adaptar às exigências do mercado energético em mudança

    A Eni , empresa de energia italiana, está a considerar desmembrar algumas participações em projetos de petróleo e gás...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema