Segunda-feira, Maio 6, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Petróleo costa-marfinense atrai interesse da Sonatrach

    Vista parcial de Abidjan, onde várias potências mundiais estão a disputar a posse do mercado petrolífero. Foto DR
    Vista parcial de Abidjan, onde várias potências mundiais estão a disputar a posse do mercado petrolífero.
    Foto DR

    Grandes empresas de exploração a nível do mundo estão a mobilizar capitais para entrarem no mercado com o objectivo de expandirem as suas carteiras de investimentos no sector estratégico do país.

    A maior empresa petrolífera afri­cana, a argelina Sonatrach, tem vindo desde o início do ano, procurar expan­dir a sua actividade no conti­nente. Na sequência disso, esta semana, a imprensa francesa anunciou que a Cevital, sua asso­ciada, tem vindo a exercer “lobby” para fornecer gás liquefeito à Costa do Marfim, vulgarmente conhecido por Côte d’Ivoire, na língua francesa.

    Depois dos marroquinos ao nível das finanças, construção e serviços, são os argelinos que se mostram atentos ao mercado marfinês, em particular no sector estratégico de petróleo e seus deri­vados, até aqui dominado pelas empresas francesas e suíças. A gigante Sonatrach pretende assim suprir as carências do mercado que se registam em Abidjan uma vez que a costa-marfinense Refi­ning Company (SIR) só produz 25 mil toneladas por ano, para uma demanda de consumo de 150 mil toneladas por ano.

    Se o grupo público argelino conseguir o seu propósito, eles podem colocar em risco os suíços da Geogas, que fornecem mais de metade das 120 mil toneladas por ano de LNG para a Costa do Marfim colmatar o seu déficite. Em Abidjan, o projecto da Sona­trach é liderado pelo empresário marfinense Koffi Zarour Hamed, director executivo da compa­nhia internacional de comércio e agro-negócio (CICA), em parce­ria com Adam Iskounen, direc­tor de operações internacionais da Cevital.

    A força da Sonatrach deriva não apenas das suas operações inter­nas, mas ficou sobretudo patente quando em Junho de 2012 a com­panhia anunciou o seu plano de investimentos para os próximos cinco anos. Actualmente, o volume de negócios para a exportação chegou a quase 72 mil milhões de dólares em 2011, contra os 57 mil milhões em 2010.

    Exploração de gás

    Além da Costa do Marfim, a Sona­trach está muito interessada no sector de gás em Moçambique e a empresa petrolífera estatal argelina está em negociações para comprar uma participação em projectos de gás ao longo da costa de Moçambique, até aqui operados pela italiana Eni e a nor­te-americana Anadarko. Ainda essa semana, a Eni e a Galp con­firmaram novas descobertas de gás naquele território africano da costa do Índico.

    Como os argelinos pretendem afoitamente expandir a sua pre­sença no exterior, a Sonatrach está de olhos em uma participa­ção em projectos de gás daquelas duas multinacionais. Isto foi dito por Abdelhamid Zerguine, o Ceo da companhia petrolífera estatal argelina, citado pela agência de notícias Aps, após a assinatura de um acordo-memorando com Ocuane Nelson, o líder da empresa nacional de hidrocarbonetos de Moçambique (ENH).

    Abdelhamid Zerguine disse que a Sonatrach poderia comprar uma parte de uma participação minoritária da ENH nos campos de gás “off shore”. Nenhum detalhe mais foi anunciado, mas sabe-se que para a participação que o gigante argelino pretende adqui­rir, uma fracção de 5 por cento num dos blocos custaria cerca de mil milhões de dólares.

    O memorando assinado com a ENH também abre caminho para a Sonatrach adquirir blo­cos já em exploração em Moçam­bique. De acordo com o seu Ceo, a Sonatrach terá o direito de explo­rar os blocos de exploração iso­ladamente ou em parceria com outras empresas de energia ope­rando localmente.

    A Sonatrach está ainda pre­sente, através da sua subsidiária, em outros países como a Bolívia, Líbia, Espanha e Indonésia. EUGÉNIO GUERREIRO (Jornal de Economia & Finanças)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    00:00:36

    Mais de 1,6 milhões de pessoas assistiram ao concerto de Madonna no Rio de Janeiro

    O último concerto da Celebration Tour terminou com um recorde para a Rainha do Pop. Mais de 1,6 milhões...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema