Segunda-feira, Abril 29, 2024
15.8 C
Lisboa
More

    Peregrinação ao Santuário de Santa Ana de Caxito termina hoje

    O ponto mais alto da 11ª peregrinação ao Santuário de Santa Ana de Caxito (Bengo) acontece hoje, domingo, com a celebração eucarística a ser presidida pelo bispo auxiliar da arquidiocese de Luanda, Dom Zeferino Zeca Mateus.

    No âmbito da peregrinação, fiéis católicos que se deslocaram ao Santuário da Santa Ana de Caxito, província do Bengo, participaram, sábado, numa procissão de velas pelas várias artérias desta cidade, em reconhecimento à presença de Deus na vida quotidiana dos homens.

    A procissão enquadrou-se nas celebrações da 11ª peregrinação ao Santuário de Santa Ana de Caxito, desde que foi elevado à Diocese pelo Papa Bento XVI.

    Os fiéis caminharam com as mãos no ar, com velas acesas, rezando o “terço”, intercalado com cânticos de louvores, acção de graça e súplicas pelas ruas da cidade de Caxito que congregaram um grande número de peregrinos que caminhavam num clima de oração e meditação até a Sé Catedral.

    Os cristãos transportavam consigo uma imagem de Nossa Senhora de Santa Ana, de modo a manifestarem claramente o profundo respeito e veneração que têm pela mãe de Jesus Cristo.

    Alguns devotos prestaram a sua veneração à Santa no local onde estava a imagem, enquanto outros passaram à noite sob rezas e canticos religiosos.

    O acto partiu do Centro Sócio Pastoral João Paulo II, da Diocese de Caxito, passando pelo Banco Sol, dobrando pela antiga Administração Municipal do Dande, Magistério do Kimamuenho, Rotunda da Quiosque, culminando no Centro Sócio Pastoral, com a animação de padres de distintas ordens religiosas, sob orientação do bispo auxiliar da Arquidiocese de Luanda, Dom Zeferino Zeca.

    As festas de Santa Ana decorrem de 27 a 29 de Julho, sob o lema “Com Santa Ana, sigamos Cristo”, onde os fiéis estão a motivar a rezar com mais fervor para a nomeação do novo bispo para a Diocese de Caxito, depois da saída de Dom António Jaca.

    O santuário, construído em 1885, é um dos locais de eleição de devotos, repositório das preces de todos quanto recorrem às benesses da Santa Ana, principalmente para o alcance de bênção relacionada com a maternidade ou o recurso à sua atenção maternal.

    Mais de 15 mil peregrinos provenientes da capital do país (Luanda), de outras regiões do país e da diáspora, incluindo algumas individualidades do aparelho do Estado e do Governo deslocaram-se à cidade de Caxito para celebrar a 11ª peregrinação ao Santuário de Santa Ana. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema