Sábado, Abril 27, 2024
14.3 C
Lisboa
More

    Parlamento da SADC será desprovido de poderes absolutos

    O futuro Parlamento Regional da Comunidade dos Países da África Austral (SADC) será um órgão desprovido de carácter supranacional e de poderes absolutos, evoluindo de acordo com o processo de integração regional, informou nesta quinta-feira, em Luanda, o presidente do Fórum Parlamentar da SADC, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

    A proposta de transformação do fórum em parlamento regional deve ser ratificada na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC, a decorrer na República da Namíbia, em Agosto próximo, de acordo com o deputado, que falava na segunda reunião plenária ordinária do Grupo Interparlamentar da Assembleia Nacional.

    Ao responder o presidente do Grupo Parlamentar da CASA-CE, André Mendes de Carvalho, sobre a pertinência e a importância da criação do parlamento regional da SADC, numa altura em que os parlamentos nacionais ainda “têm coisas por resolver”, Fernando da Piedade informou que a pretensão remota desde 1997 e foi apresentada, no período de 2004 a 2015, quatro vezes em cimeiras de Chefes de Estados e de Governo da comunidade.

    O parlamentar explicou que o impasse para a transformação residia no receio dos Chefes de Estado e de Governo, assim como dos parlamentos nacionais, da perda da sua soberania e da função fiscalizadora, na sequência do órgão regional.

    Para a materialização da referida pretensão, Fernando da Piedade disse que contam com a aprovação e apoio dos Presidentes de Angola, da África do Sul, Zimbabué, Namíbia e do Rei do Eswatini (antiga Suazilândia).

    Numa primeira fase, o futuro parlamento regional vai se ocupar da elaboração de leis modelos sobre situações que dizem respeito e preocupam toda região, mas os seus poderes legislativos vão evoluir de acordo com o processo de integração regional e aprovação, em cimeira, dos Chefes de Estado e de Governo, aferiu.

    O Fórum Parlamentar da SADC foi criado em 1997 e é composto por 14 parlamentos da região austral de África, que agrega mais de 300 milhões de habitantes.

    A presidência de Angola no Fórum Parlamentar da SADC termina em Novembro do ano em curso. Moçambique deve substituir Angola à frente dos destinos desse organismo regional.

    Durante a segunda reunião plenária ordinária do Grupo Interparlamentar da Assembleia Nacional, os parlamentares aprovaram, com 137 votos a favor, nenhum contra e sem abstenções, o plano trabalho dos Grupos Nacionais de Acompanhamento. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O mal-estar dos estudantes judeus com os protestos nas universidades americanas

    A guerra de Israel contra o Hamas gerou críticas e divisão em todo o mundo, incluindo nas universidades americanas,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema