Sábado, Abril 27, 2024
11.9 C
Lisboa
More

    Relatório de indicadores de desenvolvimento é marco para Angola

    O Relatório de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável constitui um marco para Angola e para o Instituto Nacional de Estatística, por ser um meio de avaliação de informação, afirmou hoje, quinta-feira, em Luanda, o director-geral da instituição, Camilo Ceita.

    O responsável fez esta afirmação na apresentação do Relatório sobre Indicadores de linhas de Base 2030, tendo referido que o documento não avalia o estado de implementação por parte do Executivo daquilo que são as metas, mas sim, o estado de prontidão do sistema estatístico nacional e do INE na produção dos indicadores.

    Realçou que o INE, como órgão executivo central do sistema estatístico nacional, tem a responsabilidade de produzir e difundir toda as informações estatísticas nacionais e para a feitura do presente relatório trabalhou com alguns departamentos ministeriais e com o Banco Nacional de Angola.

    Frisou ser este um relatório puramente estatístico , sem informações novas, apenas avaliando em que medida o sistema estatístico nacional está pronto em relação aos indicadores .

    Vários sectores como Saúde, Educação, Energia, Águas, entre outros, deram seu contributo técnico e metodológico para a execução do relatório, assim como contou com a colaboração das agências do sistema das Nações Unidas como o PNUD e o Unicef.

    Camilo Ceita disse que Angola tem imensos desafios pautados no Plano de Desenvolvimento Nacional 2018/2022, nas agendas nacional e internacional, para além da regional, que têm de ser sustentados com produção estatística oficial, transparente com qualidade .

    A Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável assenta em 17 objectivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas, a qual deve ser implementada por todos os países do mundo, diferentemente dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

    A incorporação da Agenda 2030 nas estratégias, planos e políticas nacionais, articula-se por áreas temáticas identificadas nas pessoas, no planeta, na prosperidade, na paz e nas parcerias, cobrindo preocupações de âmbito social, económico e ambiental. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O mal-estar dos estudantes judeus com os protestos nas universidades americanas

    A guerra de Israel contra o Hamas gerou críticas e divisão em todo o mundo, incluindo nas universidades americanas,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema