Sábado, Maio 18, 2024
16.3 C
Lisboa
More

    Pablo Picasso e Duchamp confrontados em mostra

    O Museu de Arte Moderna de Estocolmo, na Suécia, inaugurou a primeira exposição que põe frente-a-frente a obra de Pablo Picasso e a de Marcel Duchamp, dois artistas emblemáticos do século XX considerados a antítese um do outro, informou  a agência Reuters.
    A mostra, aberta ao público até ao dia 3 Março de 2013, tem o título “Picasso/Duchamp: he was wrong” (Picasso/Duchamp: ele estava enganado), comentário que Picasso fez quando Marcel Duchamp morreu. Esta é assim a primeira vez que trabalhos destes dois mestres são exposto lado a lado, permitindo ao visitante não só perceber o estilo próprio que cada um assumiu na época, como confrontar as diferentes visões dos dois artistas.
    Apesar de terem vivido na mesma época e de terem tantas vezes partilhado os mesmos contactos, entre clientes e galeristas, Picasso e Duchamp eram tão diferentes que as suas ideias antagónicas sobre como a arte devia ser acabaram por influenciar enormemente a pintura moderna. “Se pudéssemos tirar o cérebro e usar apenas os olhos” é uma frase de Picasso. Duchamp dizia mais: “Eu tenho interesse em ideias, não nos produtos visuais. Eu sempre quis pôr a pintura ao serviço da mente”.
    É um duelo de gigantes, como o próprio Museu de Estocolmo apelida de “Picasso – The Painter vs. Duchamp – The Brain”, cujo vencedor, se é que alguém vence, fica ao critério do público.
    Para o director do museu, Daniel Birnbaum, este reencontro póstumo dos dois artistas “é teatral”. “Estamos a apresentar uma das rivalidades mais magníficas e produtivas do mundo da arte do século XX”, disse, explicando que é a primeira vez que “o pintor mais influente” é confrontado desta forma com o artista “que mais pujantemente desafiou a pintura e insistiu em outras possibilidades”.
    A visita à exposição inicia-se por uma grande sala onde estão expostas obras comuns de Picasso e Duchamp, com retratos de ambos os artistas. Picasso tem uma colagem “Garrafa, copo e violino”, de 1912, e de Duchamp está exposta nesta sala “Roda de bicicleta”, feita em 1913 e que é exactamente uma roda de bicicleta em cima de um bando. “Há uma grande diferença entre a distanciação de Duchamp e a subjectividade de Picasso. Quando estas duas coisas se aproximam, não corre muito bem”, disse sobre a rivalidade entre os dois artistas um dos comissários da exposição, o norte-americano Ronald Jones.

    Fonte: JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema