Domingo, Maio 19, 2024
15.3 C
Lisboa
More

    OPEP corteja a Namíbia, enquanto o país se prepara para ser o quarto maior produtor de petróleo de África

    O grupo de produtores de petróleo OPEP+, tendo perdido Angola e outros atores nos últimos anos, está de olho na Namíbia para uma possível adesão, enquanto a Namíbia se prepara para ser o quarto maior produtor de petróleo de África na próxima década.

    Com base nas descobertas existentes, a Namíbia espera atingir 700.000 barris por dia (bpd) de capacidade máxima de produção na próxima década.

    Este valor é inferior à produção de Angola, de cerca de 1,1 milhões de bpd. Angola saiu da OPEP em dezembro do ano passado devido a um limite máximo de produção inferior ao esperado que recebeu da OPEP+, cujos membros estão a reduzir a produção para ajudar a apoiar os preços.

    O foco inicial da OPEP+ seria ver a Namíbia aderir à sua Carta de Cooperação. O Brasil aderiu à carta em janeiro.

    Eventualmente, a OPEP, o principal grupo exportador de petróleo que, juntamente com a Rússia e outros, forma a OPEP+, gostaria de ver a Namíbia tornar-se membro de pleno direito, disse NJ Ayuk, presidente executivo da Câmara Africana de Energia, que, segundo ele, esteve envolvida na facilitação das conversações entre os dois lados.

    A OPEP iniciou a sua “ofensiva de charme”, disse ele, acrescentando que o resultado das negociações não é claro nesta fase.

    O secretário-geral da OPEP, Haitham Al Ghais, foi citado em Fevereiro como tendo dito que a OPEP estava a manter conversações com vários países sobre a adesão à carta, sem os nomear.

    Cerca de 2,6 mil milhões de barris de petróleo foram descobertos na Namíbia nesta década até agora, disse à Reuters Pranav Joshi, da consultora energética Rystad Energy.

    Além da Total e da Shell, empresas como a Chevron , Rhino Resources, Eco Atlantic Oil & Gas e Galp Energia estão a conduzir atividades de exploração e avaliação.

    Publicidade

    spot_img
    FonteReuters

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema