Sábado, Maio 18, 2024
13.8 C
Lisboa
More

    ONU vai apoiar Liga Árabe contra a Síria

    A Liga Árabe se reúne no Cairo neste sábado para debater as modalidades das sanções econômicas contra a Síria.

    Após ultimato sem resposta de Damasco, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, se diz pronto a apoiar a Liga Árabe em sua política contra a Síria.

    O governo de Bachar Al Assad teve até o final da noite desta sexta-feira, para se pronunciar sobre o ultimato da Liga Árabe, que pretendia pressionar o país para que aceitasse receber observadores internacionais.

    Ao não responder, a Síria se expõe a novas sanções econômicas. Uma reunião neste sábado no Cairo irá definir as modalidades dessas punições, que envolvem a suspensão de trocas comerciais, de transações bancárias e financeiras, o congelamento de bens do governo e a interrupção de voos comerciais. As relações econômicas com os países árabes representam um quarto de suas importações e metade das exportações.

    Ban Ki-moon afirmou, através de seu porta-voz,  “estar inquieto com a escalada da crise e o número crescente de mortos no país”, sem dar detalhes sobre o pedido de apoio da Liga Árabe feito à organização. A missão de observadores internacionais na Síria, defendida por ambos, contaria com militares e especialistas em direitos humanos. Esse é o segundo ultimato lançado em uma semana, que se termina sem uma resposta de Al Assad.

    Apesar do crescente isolamento do governo sírio, Rússia e China se opõem as sanções que se somam as já adotadas pela União Europeia e pelos Estados Unidos.

    Nesta sexta-feira, manifestantes voltaram a tomar as ruas de diversas cidades do país contra o regime de Damasco, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH). Ao menos seis civis foram mortos em confrontos com as autoridades. Há oito meses, a Síria enfrenta revoltas populares fortemente reprimidas, que provocaram a morte de 3.500 pessoas desde março, de acordo com dados das Nações Unidas.

     

    Luiza Duarte

    Fonte: RFI

    Foto: REUTERS/Mohamed Abd El-Ghany

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema