Domingo, Maio 19, 2024
20.2 C
Lisboa
More

    ONU define concretização de acções para o desenvolvimento sustentável

    O Fórum de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, formado por ministros de mais de 190 países, vai actuar no sentido de consolidar as metas e os objetivos definidos durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, realizada em Junho.
    As reuniões informais realizam-se a partir deste mês e, em Setembro, dias antes da Assembleia Geral das Nações Unidas, vai haver a primeira reunião formal do grupo.
    “O fórum tem carácter universal e vai servir para coordenar os esforços internacionais na área do desenvolvimento sustentável e dar coerência às acções das Nações Unidas nesta área, para evitar duplicidades, mandatos equivocados e dar rumo político ao debate”, disse o embaixador Luiz Alberto Machado, subsecretário-geral do Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do Ministério brasileiro das Relações Exteriores e coordenador-geral da Rio+20. Segundo ele, as decisões tomadas pelas autoridades vão ser vinculativas para as outras áreas das Nações Unidas.
    “Nesses órgãos, os Estados vão decidir o que fazer”, acrescentou, lembrando que as reuniões preliminares devem ser concluídas até Maio. Integram o Fórum de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas ministros das áreas económica, social e ambiental de mais de 190 países. A agenda global vai ser definida pelo grupo. Os ministros devem analisar os relatórios regionais e estabelecer as primeiras recomendações de consumo e produção sustentáveis, para balizar as políticas nacionais nos próximos dez anos. Nas reuniões preliminares, um grupo de 30 pessoas coordena as atividades. A criação do grupo foi a alternativa dos negociadores internacionais durante a Rio+20 para assegurar que o debate sobre um novo modelo de desenvolvimento vai ter a mesma importância que os demais temas tratados nos vários segmentos das Nações Unidas. Os negociadores dizem que vão ser feitos esforços para, na primeira sessão de alto nível sobre sustentabilidade, as autoridades consiguirem avançar também em relação às metas que vão ter de ser adoptadas por todos os países a partir de 2015. (jornaldeangola.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema