Quinta-feira, Maio 2, 2024
15.5 C
Lisboa
More

    OMS pede a países adopção de medidas que garantam o envelhecimento saudável

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou ontem, Dia Mundial da Saúde, um alerta aos países para a adopção de medidas que garantam o envelhecimento saudável da população, o tema escolhido pela agência especializada das Nações Unidas, criada a 7 de Abril de1948, para comemorar os 64 anos da sua fundação.
    O alerta da OMS decorre da previsão de que, dentro de poucos anos, pela primeira vez, a população com mais de 60 anos de idade vai ser superior ao número de crianças com menos de cinco anos.
    De acordo com as recomendações da OMS, as autoridades de saúde têm de suster as doenças crónicas não transmissíveis que mais afectam os idosos, como o ataque cardíaco, cancro, diabetes e doenças pulmonares. As pessoas dos países pobres têm um risco quatro vezes maior de morrer ou sofrer de alguma deficiência devido a uma doença crónica do que aquelas que vivem em nações ricas.
    A maioria das enfermidades relacionadas com a velhice pode ser prevenida ou submetida a tratamento de baixo custo. Exemplo disso é o controlo da tensão arterial, factor de diminuição do risco de enfarte. Menos de 15 por cento dos idosos em países pobres e em desenvolvimento adoptam medidas para controlar a tensão alta.
    A organização recomenda a adopção de medidas para o diagnóstico precoce de doenças crónicas e a promoção de hábitos saudáveis em todas as faixas etárias.
    Com o tema “Envelhecimento e Saúde” e com o slogan “Uma boa saúde para um envelhecimento mais saudável”, o Dia Mundial da Saúde/2012 quer estimular uma boa saúde ao longo da vida, permitindo que as pessoas idosas continuem a viver uma vida plenamente produtiva e a serem um recurso para as suas famílias e comunidades. A população mundial está a envelhecer a passos largos e as questões relacionadas com a terceira idade dizem respeito a todos nós, jovens ou adultos, homens ou mulheres, ricos ou pobres, onde quer que vivamos.

    Estatísticas

    Entre o ano 2000 e 2050, a proporção de pessoas com mais de 60 anos de idade entre a população mundial vai duplicar, passando de 11 por cento para 22 por cento.
    Durante o mesmo período, o número absoluto de pessoas com 60 ou mais anos de idade vai aumentar, muito provavelmente, de 605 milhões para dois mil milhões.
    Estima-se que, até 2050, o número de pessoas com 80 anos de idade venha a duplicar. Nos próximos cinco anos, e pela primeira vez na história da humanidade, o número de adultos com 65 anos de idade, ou mais, vai ser maior do que o número de crianças menores de cinco anos.
    Estima-se que esta evolução demográfica seja mais rápida e espectacular nos países de baixo ou médio rendimento.
    A título de exemplo, a OMS refere que enquanto são necessários cerca de 100 anos para que a proporção da população francesa com 65 anos e mais passe de sete por cento para 14 por cento, em países como o Brasil e a China este crescimento vai levar apenas 25 anos.

    Desafios para o presente

    O aumento considerável da esperança de vida de quase 50 anos num século deve-se, em grande medida, aos progressos socioeconómicos e ao sucesso de estratégias de saúde pública.
    Num documento produzido em 2002, em que já se alertava para o acelerado envelhecimento da população, a Organização Mundial da Saúde dizia que era o momento de termos um novo paradigma, que percebesse os idosos como participantes activos de uma sociedade com integração de idade, contribuintes activos, e beneficiários do desenvolvimento.

    A efeméride

    O Dia Mundial da Saúde é comemorado anualmente a 7 de Abril para assinalar o aniversário da fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948.
    Trata-se de uma campanha mundial, através da qual a entidade faz um alerta aos líderes mundiais e à sociedade de todos os países, para que reflictam sobre um problema específico de saúde pública com um impacto mundial.
    O objectivo é estimular o surgimento de acções destinadas a proteger a saúde e o bem-estar das pessoas em todo o planeta.

    Fonte: JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Chuvas afetam fase final da safra de soja e milho do Rio Grande do Sul

    As chuvas torrenciais no Rio Grande do Sul trouxeram prejuízos para lavouras de soja e milho, ainda que a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema