Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
16.9 C
Lisboa
More

    Número de mortos em enchentes causadas pelo El Niño no Quênia sobe para 120

    Fortes inundações causadas pelo fenômeno climático El Niño deixaram 120 mortos no Quênia, enquanto pessoas em quase 90 mil famílias foram forçadas a deixar suas casas, disse o governo nesta terça-feira.

    A estimativa mais recente do número de mortos no Quênia duplicou, uma vez que fortes chuvas sazonais, após a pior seca em quatro décadas, submergiram cidades e aldeias em toda a África Oriental, deixando centenas de milhares de pessoas desalojadas.

    Milhares de casas foram destruídas ou abandonadas, enquanto terras agrícolas foram submersas e dezenas de milhares de animais morreram afogados, disseram agências humanitárias. Na vizinha Somália, as inundações mataram pelo menos 96 pessoas e deslocaram 700 mil, disse um funcionário da gestão de desastres.

    Quatro condados no leste do Quênia — Tana River, Garissa, Wajir e Mandera — são os mais gravemente afetados, disse o ministro do Interior do país, Raymond Omollo.

    “Todas as grandes barragens estão sendo monitoradas, mas Kiambere ainda tem um medidor até transbordar”, disse Omollo em um comunicado, em referência à Central Hidrelétrica de Kiambere, no rio Tana.

    “Apelamos aos que moram ao longo do rio para que se desloquem para terrenos mais elevados, mesmo enquanto o governo aumenta a produção de energia para mitigar o desafio.”

    O Departamento Meteorológico do Quênia prevê que as fortes chuvas continuarão até janeiro de 2024.

    As mudanças climáticas estão causando eventos climáticos extremos mais intensos e frequentes, segundo os cientistas. Em resposta, os líderes africanos propuseram novos impostos globais e alterações às instituições financeiras internacionais para ajudar a financiar a medidas contra as mudanças climáticas.

    Por Humphrey Malalo

    Publicidade

    spot_img
    FonteREUTERS

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Dani Alves considerado culpado de violação de uma mulher numa discoteca em Espanha

    O futebolista brasileiro de 40 anos negou qualquer infração durante o julgamento de três dias que decorreu este mês....

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema