Segunda-feira, Abril 29, 2024
12.3 C
Lisboa
More

    Norte-americana Bettye Lavette é a grande atração da V edição do Kriol Jazz Festival marcado para abril

    bettyeA “blueswoman” norte-americana Bettye Lavette é a grande atração da V edição do Kriol Jazz Festival Praia, evento que este ano se realiza de 11 a 13 e abril, na capital de Cabo Verde.

    Numa conferência de imprensa conjunta, o vereador do pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Cidade da Praia, António Lopes da Silva, e o responsável da empresa Harmonia e promotor da iniciativa, José “Djô” da Silva, adiantaram que o evento vai ser montado na Praça Luís de Camões, apesar de no primeiro dia, as atuações decorrerem na Rua Pedonal 5 de Julho.

    Considerada uma lenda viva da “soul music”, Bettye Lavette, 67 anos, vai encerrar o Festival, num dia em que, no palco, estarão também a dupla Nancy Viera/Joana Amendoeira, Leo Gandelman (Brasil) e a Gangbe Brass Band (Benim).

    Segundo a programação oficial, o cantor cabo-verdiano Zé Luís, que apresentou recentemente o seu primeiro álbum, “Serenata”, abrirá o evento no único dia gratuito do festival, em que estarão também em palco os cabo-verdianos Kim Alves, Manel de Candinho e Jeniffer Soledad, bem como o Dominique Fillon Trio (França) e Giovanni Mirabassi, pianista italiano residente em Paris.

    A edição de 2013 conta ainda com a participação de artistas e grupos cabo-verdianos como Rui Cruz, Isa Pereira, Ceuzany & Banda Cordas do Sol e Carmen Sousa.

    Do estrangeiro vêm o Berklee School of Musica (Estados Unidos), Jupiter (Congo) do Congo, Tomber Bar Trio (Israel), Ziskakan (Reunião), Jerry Gonzalez (Espanha) e Pierre Claver Akendengue (Gabão).

    Avaliado em 17 mil contos (154 mil euros), 10 mil (90,6 mil euros) suportados pela edilidade da Cidade da Praia, a edição de 2013, segundo o promotor da Sociedade Harmonia Lda, tem como “grande inovação” a participação de cinco DJ’s provenientes do Brasil, França, Espanha e Canadá.

    António Lopes da Silva (“Tóber”) afirmou, por seu lado, que o Kriol Jazz Festival já está referenciado como um dos grandes cartões-de-visita da Cidade da Praia, e mesmo de Cabo Verde, que está projetado para os próximos 10/15 anos, de forma a tornar-se no movimento musical de referência cabo-verdiano.

    Apesar da crise internacional que assola o mundo e da falta de interesse dos grandes patrocinadores internacionais em investir num festival deste género, Lopes da Silva assegurou que a continuidade do festival está garantida.

    Para Djô da Silva, daqui para a frente, a organização do festival tem já contactado e definido um naipe considerado de artistas ou grupos de renome internacional interessados em participar no evento.

    Inaugurado em abril de 2009, o Kriol Jazz Festival Praia tem como objetivo a promoção da música de inspiração crioula originária de todas as ilhas, quer se trate das Caraíbas, do Oceano Índico, de Cabo Verde, ou de África, o berço da cultura Crioula. (lusa.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema