Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Nacionalista Mendes de Carvalho “Uanhega Xitu” vai a enterrar na sua terra natal

    (RNA)
    (RNA)

    O funeral de Mendes de Carvalho acontece na sua terra natal, aldeia de Calomboloca, em Icolo e Bengo.

    Trata-se do cumprimento do desejo de Mendes de Carvalho, que por ironia do destino morreu no mesmo mês com a advogada Maria do Carmo Medina.

    Maria do Carmo Medina foi a defensora dos presos políticos do processo dos 50.

    Segundo Mário de Carvalho, filho de Mendes de Carvalho, a escolha do local de enterro é uma vontade do pai que a família pretende cumprir rigorosamente.

    “Temos de cumprir com rigor àquilo que foi o desejo dele ainda em vida, o desejo dele era ser enterrada na terra dele natal, é a vila de Calomboloca, no município de Icolo e Bengo, aí nas zonas de Catete, é onde ele vai ser enterrado por vontade dele. Era uma pessoa do povo, ele assim se considerava, é uma pessoa muito acarinhada por todos pela forma de ser, aproximação com as massas. Estamos a criar condições para poder albergar o maior número de pessoas, vamos ter alguma actividade cultural que ele muito apreciava, principalmente para quem é daquela zona, conhece a dança dos caçadores”, disse.

    De nome completo Agostinho André Mendes de Carvalho, foi escritor e usava o pseudónimo literário Uanhenga Xitu. Na arte literária escreveu os livros: Meu Discurso em 1974; Mestre Tamoda em 1974; Bola Com Feitiço em 1974; Manana em 1974; Vozes na Sanzala – Kahitu em 1976; Os Sobreviventes da Máquina Colonial Depõem em 1980; Os Discursos de Mestre Tamoda em 1984; O Ministro em 1989; Cultos Especiais em 1997; Os Sobreviventes da Máquina Colonial Depõem em 2002 (reedição).

    O nacionalista angolano Mendes de Carvalho foi político, desempenhou as funções de membro do Conselho da Revolução, Comissário (Governador) da Província de Luanda, Ministro da Saúde de Angola e Embaixador de Angola na República da Polónia. Foi deputado na Assembleia Nacional, pela bancada parlamentar do MPLA, partido do qual faz parte, tendo sido, inclusive, membro do seu Comité Central até 1998.

    Mendes de Carvalho “Uanhenga Xitu também foi enfermeiro durante muitos anos. Como enfermeiro, deslocou-se por todo o país. (rna.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema