Domingo, Abril 28, 2024
12.6 C
Lisboa
More

    Na ONU, Dia internacional lembra tráfico de escravos e sua abolição

    Data, marcada todo 23 de Agosto, chama a atenção ainda para formas contemporâneas de escravidão, que vitimam mais de 40 milhões de pessoas; madrugada de 22 para 23 de Agosto de 1791 registou revolta de escravos em São Domingos, que corresponde actualmente ao território do Haiti e da República Dominicana.

    As Nações Unidas comemoram neste 23 de Agosto o Dia Internacional em Memória do Tráfico de Escravos e sua Abolição.

    A data lembra a revolta dos escravos em Santo Domingo, na madrugada de 22 para 23 de Agosto de 1791 que deu início aos movimentos de erradicação da escravatura pelo mundo e do tráfico transatlântico de seres humanos.

    Dia Internacional em Memória do Tráfico de Escravos e sua Abolição
    Unesco. Dia Internacional em Memória do Tráfico de Escravos e sua Abolição

    Meninas e mulheres

    São Domingos equivale hoje aos territórios do Haiti e da República Dominicana juntos. Neste Dia Internacional, a ONU alerta ainda para formas contemporâneas de escravidão.

    Numa mensagem, no ano passado, o secretário-geral António Guterres, lembrou que mais de 40 milhões de pessoas seguem sendo vítimas desse crime. E 71% deste total são meninas e mulheres.

    Trabalhos forçados, trabalho infantil, servidão doméstica, casamentos forçados, jugos por dívida e tráfico de pessoas são algumas formas de escravidão moderna. Para Guterres, nenhuma delas pode ser aceita em pleno século 21.

    Diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay
    DireCtora-geral da Unesco, Audrey Azoulay (Foto: ONU/Manuel Elias)

    Consequências

    A organização lembra que a tragédia da escravatura deve oferecer uma oportunidade a todos de refletirem sobre as causas históricas, os métodos e consequências para as vítimas.

    A diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, pediu a governos em todo o mundo para organizarem eventos que incluam toda a população numa grande aula de história com debates especialmente entre jovens, artistas e intelectuais.

    Ela afirma que nesse dia, a Unesco presta tributo à memória de homens e mulheres, que se revoltaram em Santo Domingo, abrindo caminho para o fim da escravidão e de uma prática desumana.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema