Quinta-feira, Maio 16, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Musicólogo brasileiro Ricardo Vilas em colóquios e concerto em Luanda

    O musicólogo e produtor brasileiro Ricardo Vilas realiza, dias 6 e 13, em Luanda, um ciclo de conferências sobre a “Circulação musical entre Brasil, Angola e França”, com participação de especialistas dos referidos países, no quadro das pesquisas do seu doutoramento em Antropologia Social.
    Ricardo Vilas disserta na terça-feira, às 18h00, no auditório do Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), sobre o tema “Paris, principal plataforma de produção e difusão da música do mundo: o caso da recepção da música brasileira em França”. O músico angolano Carlos do Nascimento e o francês Alain Sarragosse também falam sobre o assunto.
    O musicólogo realiza ainda, no dia 13, à mesma hora, outra dissertação sobre “A circulação musical entre o Brasil e Angola”, que tem como convidados os músicos Filipe Zau e Dionísio Rocha. Jomo Fortunato é o moderador das duas prelecções. O programa de actividades do produtor brasileiro inclui ainda a participação, dia 16, às 21h00, no concerto “Encontro Samba-Semba”, no Cine Teatro Nacional, em Luanda, num dueto com a Banda Maravilha.
    As actividades são promovidas pela Alliance Française de Luanda, em parceria com a Casa de Cultura Brasil-Angola e as Embaixadas da França e do Brasil em Angola.
    Ricardo Vilas Boas Rego está a fazer um doutoramento em Antropologia Social, em duas instituições académicas: a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a L’École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris, e o seu objecto de estudo é “A circulação musical entre o Brasil e Angola”.
    No quadro destas pesquisas, Ricardo Vilas veio a Luanda, onde fica durante um mês. Além das diversas actividades musicais, está a entrevistar pesquisadores, artistas, produtores, programadores angolanos, trabalho semelhante ao que já tem feito no Brasil. O produtor explicou ainda que as entrevistas e as actividades por ele realizadas são, sempre que possível, objecto de captação de som e de imagem, para a edição de um documento audiovisual.
    Mestre em Etnomusicologia pela Universidade de Paris, Ricardo Vilas é músico, compositor, instrumentista, produtor e director musical, com 40 anos de carreira e 24 discos no mercado.

    Participou em festivais, na década de 60, tendo-se sagrado vencedor de algumas edições do Festival de Música Popular Brasileira, da Record, com a canção “Ponteio”. Um ano depois, foi preso pela ditadura militar e expulso do Brasil, tendo ficado exilado em França, onde realizou vários concertos entre 1972 e 1974, e cimentou a sua carreira na Europa.
    Foi director musical de várias telenovelas e séries de televisão, entre os quais “Sítio do Picapau Amarelo”, “Roque Santeiro” e “Selva de Pedra”, da TV Globo. Além da sua actividade académica como doutorando, Ricardo Vilas é um músico que possui uma longa trajectória e ocupa actualmente o cargo de director musical da Empresa Brasil de Comunicação.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema