Domingo, Maio 19, 2024
17.4 C
Lisboa
More

    MPLA e Partido congolês reforçaram cooperação

    O MPLA e o Partido Congolês do Trabalho (PCT) rubricaram hoje (quarta-feira), em Luanda, acordos em vários domínios, visando o reforço da cooperação entre os partidos no poder nas Repúblicas de Angola e do Congo e o consequente bem-estar dos cidadãos dos dois países.

    Pormenor da Assinatura de Acordo entre o MPLA e PCT (ANGOP)
    Pormenor da Assinatura de Acordo entre o MPLA e PCT (ANGOP)

    O acordo foi rubricado entre os secretários-gerais do MPLA, Julião Mateus Paulo “Dino Matross”, e do PCT, Pierre Ngolo.

    Segundo o secretário-geral do MPLA, o pacto é acima de tudo o reconhecimento do apoio prestado pelo PCT ao partido governante em Angola nos primórdios da luta de libertação nacional, quando foi expulso do antigo Zaíre, actual República Democrática do Congo.

    Dino Matross salientou que o acordo visa relançar as relações efectivas de cooperação, ultrapassados os tempos de guerra em cada um dos países, que actualmente, em paz, rumam para o progresso e o desenvolvimento.

    “As relações estiveram frouxas devido a guerra. Agora é o momento de continuarmos juntos. Somos partidos irmãos e temos uma fronteira comum”, declarou.

    Para o político, “a unidade entre os partidos no poder em Angola e no Congo espanta tudo que pode fazer mal aos dois países”.

    Já o secretário-geral do Partido Congolês do Trabalho (PCT), Pierre Ngolo, afirmou que o facto de os dois partidos serem dirigidos pelos respectivos Chefes de Estado facilita a discussão, sem tabús, dos problemas que afectam os dois países e a resolução dos problemas das populações, com destaque para as zonas fronteiriças.

    Pierre Ngola disse que a intenção é reforçar as relações entre os dois partidos, Estados e povos.

    O dirigente partidário congolês acredita que o acordo vai melhorar as relações e a concertação entre os dois Estados sobre questões de interesse comum. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema