Domingo, Maio 12, 2024
22.7 C
Lisboa
More

    Moçambique: Cegos procuram alternativas para sair da mendicidade

    Debaixo de um sol matinal abrasador, Nércia Augusto encosta à parede uma bengala de pau e acomoda-se no chão, junto ao passeio da principal avenida de Chimoio, e estende a mão enquanto solta um ‘gospel’ para chamar a atenção.

    “Eu só regresso a casa ao escurecer. Da doação que recebo apenas dá para comprar pão e poucas vezes algo mais consistente. É com isso que consigo sobreviver, pois não tenho outra opção”, explica à Lusa Nércia Augusto, de 23 anos, filha primogénita de um casal de cegos.

    Os factores sociais e económicos são tidos como as principais causas da mendicidade entre os deficientes em Moçambique.

    Dependentes dos trocados que recebem nos passeios da cidade e nos semáforos quando pedem esmola, ficam expostos e vulneráveis ao VIH/Sida devido ao elevado índice de violência e abusos sexuais.

    “Estamos a prestar apoio no aconselhamento quanto à postura e auto-estima. Também temos muitos projectos em carteira para afastar os cegos da mendicidade”, disse à Lusa Francisco Tembo, presidente da Associação dos Cegos e Amblíopes de Moçambique (ACAMO), em Manica, no centro do país.

    Uma campanha da ACAMO, de registo de deficientes, está em curso para se apurar o grau de necessidade e vulnerabilidade de cada um, para melhor direcionar as atividades da associação. Atualmente estão inscritos 639 membros em todos distritos de Manica.

    Um projecto de geração de rendimento, assente na produção de tapetes de sisal, tem contribuído grandemente para a redução de mendigos nas ruas de Chimoio. Mas o fim de apoio alimentar, de uma organização parceira, pode deitar abaixo a iniciativa.

    “Tínhamos apoio alimentar do governo e duas igrejas para permanência dos membros (para o fabrico dos tapetes), mas foi cancelado antes de atingirmos a sustentabilidade. Agora, recebemos, a título de doação, uma tonelada de sisal e a mão de obra está fraca, precisamos contornar este défice”, precisou Miguel Quembo, membro da ACAMO.

    A organização está a procura de financiamento para mandar à formação 12 membros na área de tecelagem, que deverão também ensinar os principiantes, como forma de envolver mais deficientes na produção.

    “Além da tecelagem, o governo aprovou e financiou um projecto de produção de pão, que tem ajudado muitos deficientes. Agora temos em carteira um projecto para instalação de uma moagem que, além de atender os membros, iria contribuir para as suas economias”, precisou Tembo, que acredita em ações coordenadas para travar a mendicidade.

    Geralmente, os portadores de deficiência visual levam consigo os filhos, para os guiar na prática de mendicidade, mas uma campanha governamental, em coordenação com a ACAMO, recolheu as crianças em idade escolar para que estudassem.

    Atualmente, os filhos guiam os pais no período em que estiverem livres, mas muitos abandonam a escola para se dedicar a mendicidade com os progenitores.

    O Conselho de Ministros de Moçambique aprovou este mês o Plano da Área de Deficiência 2012-2019, com um orçamento de 890 milhões de meticais (254.2 milhões de euros), para harmonizar as intervenções, do governo e parceiros, na assistência a portadores de deficiência.

    O Ministério da Mulher e Acção Social moçambicano é o único órgão do governo que apoia directamente os deficientes nas áreas de educação formal e psicossocial.

    Em Chimoio, a pobreza sai à rua todas as quintas-feiras, quando os mendigos vão receber ofertas, às portas das lojas.

    As autoridades preveem a construção de três centros para receber as ofertas e proporcionar o desenvolvimento de atividades de criação de rendimento.

    FONTE: Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Suíça vence festival de música Eurovision

    A Suíça ganhou na madrugada deste domingo (12, noite de sábado no Brasil), com a canção “The Code” de...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema