Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    MLSTP-PSD acusa Governo de intromissão na justiça

    Principal partido da oposição diz que suspensão de juízes pode afectar eleições presidenciais de Julho.

    O principal partido da oposição em São Tomé e Príncipe avisa que o afastamento de cinco juízes dos tribunais de primeira instância pode colocar em causa as eleições presidenciais de 17 de Julho.

    “O MLSTP-PSD entende que a proximidade das eleições presidenciais conferem a este episódio maior gravidade, tendo em conta o papel dos tribunais no apuramento dos resultados eleitorais”, disse Arlindo Barbosa, porta-voz do partido ao intervir na Assembleia Nacional nesta quarta-feira, 18-Arlindo Barbosa, em sessão plenária da Assembleia Nacional, reunida para discutir e aprovar vários diplomas.

    Para Barbosa, a suspensão dos juízes no quadro do processo de inspecção judicial realizado no início deste ano por inspectores portugueses é “interferência abusiva de um órgão de soberania, neste caso Governo sobre outro órgão de soberania, os tribunais”.

    “A verdadeira reforma da justiça não é feita à custa daqueles que o poder político entende que não estão a fazer o seu jogo e nem se esgota na inspecção encomendada aos magistrados previamente sinalizados pelo poder”, acusou o porta-voz do MLSTP-PSD, cuja bancada no Parlamento vai solicitar ao Supremo Tribunal de Justiça o esclarecimento sobre o caso.

    Na segunda-feira, 16, a VOA informou que cinco juízes do tribunal são-tomense de primeira instância foram suspensos por terem obtido a nota de “medíocre” durante o processo de inspecção.

    Num comunicado distribuído à imprensa, a Associação dos Magistrados Judiciais deu voz à revolta dos juízes suspensos e acusa o Governo de ter interferido nos resultados da inspecção judicial conduzida por peritos portugueses.

    A Associação afirma ter havido influência do poder político em prejuízo de alguns juízes e em benefício de outros.

    Entretanto, o primeiro-ministro Patrice Trovoada desvalorizou as acusações da Associação dos Magistrados Judiciais e manifestou-se satisfeito com o avanço da reforma do sector da justiça.

    Trovoada considera que é preciso credibilizar de uma vez por todas a justiça em São Tomé e Príncipe.

    Os sociais-democratas consideram que “a verdadeira reforma da justiça não é feita à custa daqueles que o poder político entende que não estão a fazer o seu jogo e nem se esgota na inspecção encomendada aos magistrados previamente sinalizados pelo poder”.

    O MLSTP-PSD anunciou que vai orientar a sua bancada a solicitar junto do Supremo Tribunal de Justiça “todo o esclarecimento” sobre essa matéria “para que seja possível tranquilizar todo o povo de São Tomé e Príncipe através de mecanismos regimentais previstos”. (VOA)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema