Sexta-feira, Maio 10, 2024
19.9 C
Lisboa
More

    Ministro da Saúde destaca benefícios da paz

    Luanda – A facilidade de acesso aos cuidados de saúde e o aumento de unidades sanitárias a nível do país foram apontados, pelo ministro angolano da Saúde, José Van-Dúnem, como alguns dos ganhos observados durante os 12 anos de paz.

     Ministro da Saúde, José Van - Dúnem Foto: Arquivo

    Ministro da Saúde, José Van – Dúnem (Foto: Arquivo)

    De acordo com o governante, que falava à Angop, à margem do Workshop sobre Recursos Humanos, desde que Angola alcançou a paz em 2002, o seu pelouro dispôs ao benefício da população, unidades sanitárias e profissionais em todas as províncias, triplicou-se o número de médicos, bem como criaram-se mais seis faculdades públicas de medicina.

    José Van-Dúnem  fez saber que com a existência das referidas instituições superiores, doravante, aumentará o número de médicos nacionais em hospitais público.

    A Paz, prosseguiu, possibilitou a efectivação de um acordo com a República de Cuba, mediante o qual 100 médicos angolanos vão anualmente àquele país em formação.

    Foi igualmente graças o advento da Paz, segundo o governante, que o Ministério construiu escolas técnicas de enfermagem em todas as capitais de províncias.

    “Do ponto de vista dos recursos humanos, estamos a nos preparar para darmos uma resposta efectiva nos próximos cinco anos e fundamentalmente reconstruirmos a rede sanitária em mais de 50 porcento”, disse.

    O responsável informou que com o programa de municipalização, o ministério que dirige está a alocar recursos financeiros para que as unidades construídas nesse período de Paz possam funcionar em pleno e outras sejam reconstruídas para que continuem a oferecer serviços de saúde.

    “Posso mesmo dizer que os grandes ganhos registados na saúde, em tempo de paz, foram o aumento dos recursos humanos, descentralização dos recursos financeiros, esforços ao nível dos grandes hospitais para oferecerem serviços de qualidade e em quantidade, como a oferta da hemodiálise em outras províncias que não seja Luanda”, rematou.

    Angola completa 12 anos de paz efectiva no dia 04 de Abril. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A reabilitação de David Cameron como ministro das Relações Exteriores após seu fracasso no Brexit

    Quando parecia que sua vida política havia terminado com o humilhante fracasso de sua aposta para manter o Reino...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema