Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Ministro da Defesa reafirma reforço da cooperação Angola-China

    Ministro da Defesa Nacional, João Lourenço (Arquivo) (Foto: Pedro Parente)
    Ministro da Defesa Nacional, João Lourenço (Arquivo) (Foto: Pedro Parente)

    O Ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, reafirmou nesta segunda-feira, em Beijing, o compromisso de Angola de continuar a cooperar com a República Popular da China em diversos domínios, na base da reciprocidade de vantagens.

    O dirigente falava durante as conversações entre as delegações dos Ministérios da Defesa dos dois países, acto que marcou o principal momento de trabalho do primeiro dia da visita oficial de seis dias, que realiza ao país asiático.

    O governante angolano lembrou que num passado recente a República Popular da China foi o país que mais depressa compreendeu a situação difícil do pós-guerra em que Angola se encontrava (2002), contribuindo no esforço do Executivo Angolano na reconstrução nacional.

    “Todos estes antecedentes animam-nos a continuar a estabelecer com este país amigo uma cooperação estratégica construtiva e exemplar, sobretudo no domínio da Defesa, com reciprocidade de vantagens e visando tornar as nossas Forças Armadas mais fortes e mais capacitadas a cumprirem com a sua primordial missão, que é a defesa da Pátria”, disse.

    Realçou ainda outras acções do Executivo reafirmadas em Junho último, pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, na sequência da sua visita à China, nomeadamente as que dizem respeito à diversificação da economia, com vista ao reforço da produção nacional, reforma tributária em curso e imposição de limitações às importações de alguns bens de consumo e não só, produzidos localmente para impulsionar a produção interna.

    No que diz respeito à situação internacional, com relevância para a situação no Continente Africano, João Lourenço reafirmou que Angola tem contribuído na medida das suas possibilidades para a pacificação e democratização dos países da região em que está inserida, pugnando pela resolução dos conflitos através do diálogo.

    “O nosso país está engajado a todos os níveis para a paz em África e no Mundo, através da participação activa no Conselho de Segurança das Nações Unidas, da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e da Comunidade dos Países da África Austral”, defendeu o Ministro da Defesa Nacional.

    À margem das conversações oficiais, João Lourenço, que se faz acompanhar de uma delegação do seu pelouro, manteve ainda esta segunda-feira um encontro de cortesia com o vice-presidente da Comissão Militar Central, General Xu Qiliang, e visitou a Grande Muralha da China.

    A agenda do ministro reserva ainda outras visitas a instituições académicas, empresas e indústriais do ramo militar e lugares históricos, nas províncias de Chengdu e Shanghai.

    Integram a delegaçao do Ministro o secretário de Estado para os Recursos Materiais e Infra-estruturas do Ministério da Defesa, Salviano Cerqueira, o embaixador de Angola na China, Garcia Bires, o director nacional das Relaçoes Internacionais do Ministério de Defesa, José de Sousa.

    Integram ainda o chefe da Direcção Principal de Armamento e Técnica, Afonso Neto, o presidente do Conselho de Administração da Simprotex, Luis Pizarro, e o adido militar na China, Barbosa Epalanga, entre outros oficiais e quadros do Ministério da Defesa.

    Angola e China estableceram relações diplomáticas em 1983 e desde essa data mantêm uma cooperação bilateral considerada estratégica. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema