Domingo, Abril 28, 2024
12.6 C
Lisboa
More

    Manifestação em Bissau de trabalhadores da central sindical UNTG contra o governo

    Na Guiné-Bissau os trabalhadores saíram à rua hoje numa manifestação contra a atuação do Governo. A manifestação, convocada pela central sindical União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), acabou por ser realizada em moldes diferentes porque a polícia nao permitiu que ocorresse como a UNTG quis. O secretário-geral da UNTG diz que o Governo usa da força para impedir aos trabalhadores um direito previsto na lei do país.

    Na Guiné-Bissau os trabalhadores saíram à rua hoje numa manifestação contra a atuação do Governo.

    A manifestação, convocada pela central sindical União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), acabou por ser realizada em moldes diferentes porque a polícia nao permitiu que ocorresse como a UNTG quis.

    O secretário-geral da UNTG diz que o Governo usa da força para impedir aos trabalhadores um direito previsto na lei do país.

    A manifestação, que deveria sair da localidade de Chapa de Bissau para a sede da UNTG, foi logo dispersa pela polícia.

    Júlio Mendonça, o secretário-geral da UNTG, não desarmou, conduziu os manifestantes para diante da sede da UNTG e ali mesmo fez um pequeno comício.

    Vestidos com os coletes verdes florescentes, talvez imitando os coletes amarelos franceses, os manifestantes empunhavam dísticos com dizeres como: “Tenham pena deste povo”, “Diga não à mais impostos” “abaixo luxo na miséria” “abaixo subsídios abusivos”, entre outras palavras de ordem.

    As frases queriam demonstrar o repúdio dos trabalhadores contra os subsídios que o Governo pretende passar a atribuir aos titulares de órgãos de soberania e ainda contra a intenção do Governo em criar cinco novos impostos.

    A polícia é que não esteve com meias medidas. Proibiu a manifestação.

    Como resposta, Júlio Mendonça anunciou que de agora em diante, a UNTG convocará greves gerais na Função Pública, durante os dias normais de trabalho, de segunda à sexta, até que o Governo se sente à mesa das negociações com os sindicatos.

    A próxima greve geral é já na segunda-feira.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema