Terça-feira, Maio 14, 2024
15.3 C
Lisboa
More

    Madagáscar: BAD concede empréstimo de 27 milhões Usd para cadeias de valor agrícola no sudoeste do país

    O Banco Africano de Desenvolvimento aprovou, a 29 de Setembro em Abidjan, um empréstimo de US $ 27 milhões a Madagáscar para o desenvolvimento de cadeias de valor agrícola na zona sudoeste, da capital malgache.

    Este financiamento destina-se à implementação do Projecto de Desenvolvimento da Zona de Processamento Agroindustrial da Região Sudoeste de Madagáscar (PTASO), iniciativa que poderá ser duplicada a nível nacional para garantir um melhor processamento dos produtos agrícolas. O projecto não visa apenas reverter a tendência de repetidos maus desempenhos agrícolas e económicos, mas também  fornecer uma resposta às consequências da pandemia Covid-19.

    O programa, que será implementado ao longo de cinco anos a partir de 2021, deverá permitir a promoção de cadeias de valor agrícola, nomeadamente do arroz, ervilha-do-cabo, milho, produtos pesqueiros e pequenos ruminantes, através do desenvolvimento de infraestruturas. e estimular o sector privado a apoiar a transformação industrial.

    Assim, serão financiadas várias actividades: a implantação da infraestrutura básica da plataforma agroindustrial de Toliara e do pólo agroindustrial de Tandadave; melhoria da infraestrutura de produção agrícola (perímetros irrigados, fazendas de aquicultura, etc.) e comercialização (armazéns, trilhas, etc.); capacitação de técnicos em sectores agroindustriais (serviços do Estado, organizações de produtores).

    Essas acções resultarão na criação de riqueza e empregos, na melhoria da segurança alimentar e na redução da desnutrição crónica no sudoeste de Madagáscar.

    O PTASO cobrirá quase 83.000 hectares da “ilha vermelha”. Terá consequências concretas no dia a dia de 152.000 beneficiários directos e 460.000 beneficiários indirectos, dos quais cerca de 54,7% são mulheres. Em última análise, deve suprir a lacuna de desenvolvimento na região sudoeste de Madagáscar, que tem seis distritos e 81 comunas, com uma área de 45.000 quilómetros quadrados e uma população de cerca de 1.372.000 habitantes (dados de 2017). , quase 76% dos quais vivem em áreas rurais.

    “Este projecto consolida os investimentos do Banco na região sudoeste, em particular a estrada RN9, o Corredor de Facilitação de Comércio e os 23.000 ha de empreendimentos hidroagrícolas considerados modelos de projectos estruturantes em Madagáscar”, explicou o chefe do Escritório de país, Cherif Mouhamed.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Eni pretende desmembrar projetos de petróleo e gás para se adaptar às exigências do mercado energético em mudança

    A Eni , empresa de energia italiana, está a considerar desmembrar algumas participações em projetos de petróleo e gás...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema