Segunda-feira, Junho 17, 2024
18.1 C
Lisboa
More

    Luta contra miséria com aldeias rurais

    A coordenadora do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza, Rosa Pacavira, anunciou no sábado, em Ndalatando, a construção de aldeamentos rurais no próximo ano.
    Igualmente secretária do Presidente da República para os Assuntos Sociais, Rosa Pacavira garantiu que as aldeias são uma inovação do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza (PMIDRCP). Segundo adiantou, as autoridades tradicionais e os administradores municipais manifestaram interesse em trabalhar para a construção das aldeias rurais. Falando à margem do terceiro encontro nacional de balanço e programação para 2012 do referido programa, anunciou igualmente a construção de cozinhas comunitárias e de centros nutricionais para crianças, e a distribuição de merenda escolar para todos os municípios.
    Rosa Pacavira, que orientou a reunião, terminada na sexta-feira, considerou positivos os resultados alcançados, por permitir “corrigir irregularidades decorridas durante a execução das tarefas ligadas ao programa do ano em curso e preconizar acções exequíveis para o próximo ano, no sentido de melhorar a qualidade de vida das populações”. Garantiu, ainda, que o programa a ser executado em 2012 conseguiu consenso e a participação dos conselhos de auscultação e concertação social.Durante o encontro, defendeu a elaboração de estudos para avaliar o impacto da concretização do Programa Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza, em curso.
    Rosa Pacavira disse ser necessário recolher informação estatística directamente ligada aos indicadores do programa do Executivo, uma vez que foram identificadas dificuldades nos municípios, como a falta de informação fiável para a planificação, falta de dados demográficos, cobertura e qualidade dos diferentes serviços sectoriais e de mapas geográficos dos projectos em curso.A aplicação do programa enfrenta igualmente dificuldades em atrair quadros qualificados nas áreas técnicas e de gestão dos projectos nas comunidades.
    A responsável afirmou que os municípios precisam de orçamentos compatíveis com a carteira de projectos aprovados, devendo as verbas para esses orçamentos ser disponibilizadas de forma “regular e previsível”.A coordenadora nacional lembrou que é a nível dos municípios, comunas e povoações que as instituições ligadas ao Programa Nacional de Luta contra a Pobreza devem actuar. “É nestas comunidades que devem ser prestados os serviços básicos e onde deve haver um diálogo mais eficaz com a sociedade, para identificar os problemas e as prioridades para o desenvolvimento”, salientou.
    O programa do Executivo contra a fome e a pobreza tem despertado o interesse das agências de desenvolvimento internacional, por incorporar a segurança alimentar, saúde, educação, ambiente e empreendedorismo, adiantou. “Para ser eficaz, torna-se imperioso que cada ‘actor’ perceba o seu papel”, afirmou, ao mesmo tempo que pediu o empenho de todos os agentes sociais, administrações locais, autoridades tradicionais, igrejas e do sector privado.

     

    Fonte: Jornal de Angola

    Fotografia: JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Forças russas resgatam funcionários de um centro de detenção e matam os sequestradores

    As forças de segurança entraram um centro de detenção no sul da Rússia no domingo, matando os reclusos que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema