Sexta-feira, Maio 10, 2024
19.1 C
Lisboa
More

    Lunda Sul: Projecto agro-industrial orçado em USD 40 milhões

    Quarenta milhões de dólares norte-americanos serão investidos no município de Dala, província da Lunda Sul, na implementação, em Janeiro de 2019, de um projecto agro-industrial, de iniciativa privada.

    Segundo o representante do grupo SAMME, responsável pelo projecto, Edson Sousa, prevê-se numa primeira fase a produção de milho, feijão e cebola, numa área de quatro mil hectares que começam a ser preparados em Dezembro ou princípio de Janeiro.

    Informou que na segunda fase do projecto, com início previsto para 2020, serão produzidos ananás, hortícolas e tubérculos, numa área de seis mil hectares, perfazendo um total de dez.

    Fez saber que o mesmo prevê a instalação de fábricas para a transformação de frutas em sumo, milho, bombô em fuba e outros produtos.

    Sem avançar mais pormenores, Edson Sousa assegurou, em declarações à imprensa, a margem de uma visita de constatação do grau de execução das obras de construção do futuro parque industrial de Saurimo, efectuada pelo governador da Lunda Sul, Daniel Neto, que a mão-de-obra será maioritariamente local.

    Disse que a iniciativa visa explorar e aproveitar as potencialidades agrícolas que o município dispõe.

    Quanto à energia eléctrica, fez saber que neste momento está em discussão com as autoridades governamentais a possibilidade de se disponibilizar parte do produto proveniente da barragem hidroeléctrica do Tchihumbwe.

    O município do Dala é limitado a Norte pelo município de Saurimo, a Este pelo município de Muconda, a Sul pelos municípios de Lumeje, Camanongue e Moxico, e a Oeste pelo município de Cacolo. É constituído pelas comunas de Dala, Cazage e Luma-Cassai.

    A região tem 26 mil e 753 habitantes. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ramón Fonseca, um dos chefes do escritório de advocacia dos ‘Panama Papers’, morre aos 71 anos

    O advogado panamenho Ramón Fonseca, um dos chefes do escritório de advocacia protagonista dos “Panama Papers”, morreu devido a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema